Não perca o Auxílio Brasil: saiba quem deve atualizar os dados ATÉ este mês

A revisão cadastral acontece através do escalonamento do Ministério da Cidadania, convocando primeiro as famílias cuja última atualização aconteceu em 2016 ou 2017.

A revisão cadastral é um procedimento padrão realizado pelo Governo Federal em relação aos benefícios sociais, em especial o Auxílio Brasil. Neste sentido, a medida foi suspensa nos últimos dois anos em decorrência da pandemia.

continua depois da publicidade

O procedimento garante a concessão dos pagamentos automáticos para as famílias brasileiras que realmente precisam, e também que atendem aos critérios de elegibilidade do programa.

Dessa forma, alguns beneficiários do Auxílio Brasil, e também da Tarifa Social de Energia Elétrica, precisam atualizar as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 31 de julho de 2022.

Sobretudo, a não atualização prevê a suspensão dos benefícios e exclusão dos programas.

continua depois da publicidade
Leia também

Auxílio Brasil: quem deve atualizar os dados em julho?

No geral, a revisão cadastral do Auxílio Brasil foca naqueles cidadãos que possuem inconsistências nas inscrições pelo CadÚnico, mas também em quem não efetuou atualizações nos últimos dois anos.

Por via de regra, é necessário informar qualquer mudança no quadro familiar, desde nascimentos, mortes, casamentos, mudanças de residência ou alteração na situação de renda per capita.

continua depois da publicidade

A atualização é feita presencialmente pelo Representante Familiar em um dos Centros de Referência de Assistência Social ou nos postos especializados da prefeitura. Nestes casos, é realizada uma nova entrevista, onde são coletadas as informações para atualizar o cadastro.

O Ministério da Cidadania informa que as famílias cujas informações pessoais estão desatualizadas no CadÚnico também devem se submeter ao processo de atualização. Mas nesses casos, o prazo para realização do procedimento se estende até o final do ano.

Sendo assim, até 31/07, a atualização é mandatória e fundamental no caso de problemas e inconsistências no cadastro. Em algumas situações, é possível que a família seja convocada para realizar a atualização através de cartas, ofícios ou diretamente nos extratos de pagamento do benefício.

continua depois da publicidade

Como efetuar a consulta pelo CPF

É possível consultar a necessidade de atualização por conta própria, verificando o cadastro no aplicativo do CadÚnico, disponível para Android e iOS, ou pelo site.

Por esses dois portais, é possível consultar também os endereços dos postos de atendimento especializados, mediante login com as informações do Gov.br. Portanto, basta informar o CPF e a senha registrada no sistema do governo.

Pandemia influenciou revisão cadastral

Em decorrência da pandemia, o Ministério da Cidadania escalonou o procedimento de revisão cadastral. Sendo assim, neste ano, somente as famílias cujo os cadastros foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 devem comparecer nos postos de atendimento para realização das novas entrevistas.

A previsão é que as famílias que atualizaram os dados em 2018 e 2019 sejam convocadas no próximo ano.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade