O governo federal oferece meia-entrada em eventos culturais e esportivos para jovens brasileiros de baixa renda. O benefício é concedido através da ID Jovem (Identidade Jovem). Diferentemente do que muitos podem pensar, não é necessário ser estudante para emitir o documento.
Este é gratuito e deve ser solicitado pela internet. Ele também permite o acesso pagando meia-entrada em cinemas, teatros e shows. Além disso, os titulares ainda têm direito a duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens de transporte interestadual. Nisso, estão incluídos:
- Veículos;
- Embarcações; e
- Comboios ferroviários.
Apesar de não requerer matrícula em instituição de ensino, a ID Jovem beneficia estudantes. Isso porque ela dá isenção de taxa para obter a Carteira de Identidade Estudantil.
Quem pode solicitar a ID Jovem
O programa conta com alguns critérios de elegibilidade para a liberação do documento. Os interessados devem cumprir as seguintes regras:
- Ter entre 15 e 29 anos de idade;
- Possuir renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 2.424);
- Estar inscrito no CadÚnico com os dados atualizados.
É importante saber que quem completou 15 anos depois do envio da base de dados atual precisará esperar a próxima atualização para obter a ID Jovem. Assim que o documento for emitido, ele terá validade de 180 dias. Depois desse período, o beneficiário precisará gerar uma nova identidade.
Como solicitar a ID Jovem
Antes de pedir o documento pela internet, o cidadão precisa se cadastrar no Programa Identidade Jovem ou atualizar seus dados. Para isso, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e apresentar:
- Documento de identificação oficial com foto;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Comprovante de renda;
- Comprovante de domicílio.
Depois de se registrar, o interessado pode solicitar a ID Jovem pela internet, seguindo o passo a passo abaixo:
- Acessar o portal do governo;
- Clicar em “Emitir ID Jovem”;
- Clicar no botão “Gerar ID Jovem”;
- Informar NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Com o número do documento em mãos, é necessário validar a carteira no mesmo site. De acordo com o governo federal, o tempo estimado para conclusão do serviço é de 45 dias corridos.