Calendário do abono PIS/Pasep 2021 e 2022: veja o que se sabe até então

O abono PIS/Pasep de 2021 deve ser liberado no próximo ano, enquanto o de 2022 segue sem previsão de calendário.

Trabalhadores formais, seja da iniciativa privada ou funcionalismo, têm direito ao abono PIS/Pasep desde que cumpram todos os requisitos. O benefício é pago anualmente no valor de até um salário mínimo. No entanto, o calendário dos repasses de 2021 e 2022 ainda não foram liberados.

continua depois da publicidade

Isso porque houve um atraso nos pagamentos por conta da pandemia de COVID-19. Em 2020, os beneficiários receberam os valores referentes a 2019. No entanto, em 2021, o governo federal optou por remanejar os recursos e acabou adiando os depósitos de 2020. Esses foram realizados entre os meses de fevereiro e março de 2022.

A expectativa era de que, neste ano, fossem liberadas duas rodadas do abono PIS/Pasep, sendo uma de 2020 e outra de 2021. Contudo, o Orçamento só tinha reserva para um repasse. Dessa forma, a possibilidade de um novo pagamento ainda em 2022 é mínima.

Já em 2023, os valores referentes a 2022 deveriam ser pagos, mas é provável que os trabalhadores recebam somente pelo ano de 2021. Todos os detalhes do calendário do abono PIS/Pasep para esses dois anos ainda serão confirmados pelo governo federal. Enquanto isso, os trabalhadores podem verificar se receberam as quantias de 2019 e 2020.

continua depois da publicidade

Quem recebe o abono PIS/Pasep de 2021 e 2022

Mesmo que as datas de repasse do benefício ainda não tenham sido confirmadas, é possível saber se você terá direito aos pagamentos. Os critérios continuam os mesmos, o que varia é quanto o trabalhador receberá. O valor depende do tempo de trabalho, com carteira assinada, foi desenvolvido no ano-base.

Para cada mês de contrato, é contado 1/12 avos do salário mínimo vigente. Sendo assim, quem esteve ativo por 12 meses contará com um piso nacional. De acordo com as regras, têm direito ao abono PIS/Pasep referente aos anos de 2021 e 2022 quem:

continua depois da publicidade
  • Trabalhou formalmente por, pelo menos, 30 dias no ano-base;
  • Recebeu remuneração de até dois salários mínimos por mês no ano-base;
  • Estava inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos no ano-base;
  • Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

É importante saber que empregados domésticos e trabalhadores contratados por pessoa física não podem receber o abono PIS/Pasep.

Como consultar o abono PIS/Pasep pela internet

Atualmente, está disponível a pesquisa para o ano de 2020. Aqueles que quiserem saber se tiveram os valores liberados devem:

  1. Baixar o app da Carteira de Trabalho Digital;
  2. Fazer login com CPF e senha cadastrados no Gov.br (quem não tiver conta pode criar uma na mesma hora);
  3. Ir no ícone de “Benefícios” no menu inferior;
  4. Clicar em “Consultar” na caixinha do abono PIS/Pasep;
  5. Selecionar o ano de 2020 e verificar se está dentro dos critérios.

Vale ressaltar que os pagamentos de 2020 ficarão disponíveis até o dia 29 de dezembro de 2022. Depois disso, o saque só poderá ser realizado quando o governo liberar um novo calendário.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.