O Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social, é apenas um auxílio para pessoas com deficiência (PcDs) e idosos acima de 65 anos. O depósito é realizado no valor de um salário mínimo vigente (R$ 1.212). Confira, a seguir, como solicitar BPC.
O BPC não corresponde a uma aposentadoria e, por isso, não requer que o cidadão tenha contribuído com a Previdência Social. Nesse mesmo sentido, o repasse não possui 13° salário nem conta com pensão por morte, como outros benefícios do INSS.
Como solicitar o BPC?
O público atendido pelo BPC é composto por idosos que tenham mais de 65 anos de idade e pessoas classificadas como PcDs que não conseguem prover seu sustento.
Para os incluídos no segundo caso, é preciso ter alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, com efeitos a longo prazo, que causem impedimentos. O estado deve ser comprovado por perícia médica do INSS.
Além disso, para solicitar o benefício em qualquer um dos casos, é preciso:
- Estar inscrito no CadÚnico; e
- Possuir uma renda familiar mensal de até 1/4 do salário mínimo por pessoa. Atualmente, o valor corresponde a R$ 303.
Como solicitar o BPC: veja o passo a passo
Por ser um benefício pago pela Previdência Social, a solicitação deve ser feita diretamente no Instituto Nacional do Seguro Social. Há duas maneiras de realizar o pedido, sendo a primeira via telefone, ligando para o número 135. O atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
A outra maneira é pela plataforma Meu INSS:
- Baixe o aplicativo em seu celular;
- Acesse a plataforma e faça o login com CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Caso ainda não possua, crie uma;
- No menu, acesse o item “Novo Pedido”;
- Informe “BPC” e clique sobre o benefício na lista;
- Leia a mensagem que aparece na tela e siga com as demais instruções.
Depois disso, para fazer acompanhamento dos resultados, basta ir em “Consultar Pedidos” e clicar em “Detalhar”.