PIS/Pasep: saiba como consultar abonos “esquecidos” pelo seu CPF

Os abonos esquecidos somente estão disponíveis para os trabalhadores ou servidores públicos que não fizeram a retirada do dinheiro correspondente.

O abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, foi pago para milhões de trabalhadores durante o primeiro trimestre de 2022. Entretanto, milhares de pessoas ainda não resgataram os valores que possuem direito e, por isso, eles estão “esquecidos” e só poderão ser sacados até o dia 29 de dezembro deste ano.

continua depois da publicidade

Inúmeros trabalhadores, além do mais, também não sacaram os valores referentes ao abono do ano-base 2019. Por isso, o governo federal decidiu dar uma segunda chance para que eles também possam fazer o saque em 2022. Ambos os benefícios podem ser consultados pelo telefone ou por meio de aplicativo, bastando informar o CPF.

Lembrando que o Programa de Integração Social, o PIS, é destinado para aqueles trabalhadores em regime CLT (formais) da iniciativa privada. Com ele, é possível obter benefícios como o abono salarial. Já os servidores públicos contam com o Programa de Formação Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Enquanto o PIS é regido pela Caixa, o Pasep está sob a responsabilidade do Banco do Brasil.

continua depois da publicidade

Regras para receber os abonos esquecidos de 2019 e 2020

Os abonos esquecidos somente estão disponíveis para os trabalhadores ou servidores públicos que não fizeram a retirada do dinheiro correspondente. Para ter direito ao benefícios, os interessados precisam cumprir todos os seguintes requisitos:

  • Estar devidamente registrado no PIS/Pasep por, pelo menos, cinco anos;
    Ter trabalhado no ano-base em questão (2019 e/ou 2020) por, no mínimo, 30 dias;
  • Ter remuneração mensal de até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito na Relação Anual de Informações (RAIS) ou no eSocial;
    Não ser empregado doméstico e nem ter sido contratado por pessoa física.

Vale lembrar que, no caso do abono PIS/Pasep do ano-base 2019, será necessário fazer o pedido formal para o resgate do dinheiro. Existem alguns meios para isso, como o aplicativo da Carteira de Trabalho e pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br. Nesse último caso, será necessário trocar “uf” do e-mail pela sigla de seu estado.

continua depois da publicidade

Por exemplo: “trabalho.sp@economia.gov.br”. Além disso, o pedido do abono de 2019 também pode ser feito em alguma unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho e Previdência.

Como fazer consulta do abono esquecido PIS/Pasep

Existem alguns canais específicos para fazer a consulta dos abonos de 2019 e 2020. Um deles é aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Veja como funciona:

  • Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) em seu celular;
  • Realize o login necessário por meio do CPF e senha cadastrados no gov.br. Caso ainda não tenha conta, será necessário criá-la;
  • Toque no ícone “Benefícios” que fica localizado no menu do app;
  • Em “Abono Salarial”, clique na opção “Consultar”.

O mesmo procedimento pode ser feito pelo telefone 158.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…