14° salário INSS volta a avançar em 2022 e será analisado em comissão

14º salário do INSS deve beneficiar milhões de pessoas caso seja aprovado. Texto teve sinal verde da CCJ e irá para outra comissão.

O projeto do 14º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a avançar na Câmara dos Deputados. O texto, que já recebeu diversas alterações, deverá ser discutido em comissão especial. Entenda o que falta para o 14º salário do INSS ser aprovado.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o abono extra foi proposto pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT — RS) por meio do Projeto de Lei (PL) nº 4367/2020. Nele, há a determinação de que beneficiários do INSS receberiam abonos extras (14º salário) pelo período de dois anos.

O PL aponta que o 13º salário, por conta da crise econômica, não está sendo suficiente para cobrir os custos de vida de aposentados e pensionistas. Durante o ápice da pandemia, esse grupo de pessoas não recebeu o auxílio emergencial e apenas teve o 13º adiantado, como voltou a ocorrer em 2022.

Situação do 14º salário do INSS

O texto do 14º salário do INSS foi apresentado em 2020 e, de lá para cá, já passou pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão de Finanças e Tributação (CFT), sendo aprovado em ambas.

continua depois da publicidade

Depois disso, foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), na qual o deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP) foi o relator. Lá, o texto teve que ter dois relatórios, pois houve pedido de reexame do parecer inicial.

Finalmente, na CCJ, houve um entendimento de que o texto era constitucional. Além disso, foi determinado que ele deverá ser discutido por uma comissão especial, sendo criada somente para o tema.

Caso o texto seja aprovado na comissão especial, irá ser enviado ao Senado Federal. Lá, os senadores votarão a matéria. Se passar, faltará apenas a sanção presidencial. Estima-se que cerca de 31 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas e os custos podem chegar a R$ 81 bilhões.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…