Inscritos no Auxílio Brasil têm direito a crédito consignado pelo Caixa Tem

O empréstimo Auxílio Brasil é uma modalidade de crédito consignado destinado aos beneficiários do referido programa social.

O Governo Federal divulgou a extensão do empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. Inicialmente, a modalidade foi disponibilizada apenas para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além daqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

continua depois da publicidade

O empréstimo consignado prevê comprometimento de 40% da renda dos beneficiários do Auxílio Brasil, com 35% desse valor relativo ao empréstimo pessoal e 5% para despesas ou saques com o cartão de crédito consignado.

Como funciona o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

O texto havia sido retirado da proposta inicial do Auxílio Brasil, que foi aprovada no Congresso Nacional. Depois, o empréstimo consignado voltou a fazer parte do programa, por meio da Medida Provisória 1.106, assinada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).

Leia também

É importante destacar que o empréstimo consignado não é obrigatório aos beneficiários. Conforme as regras, os bancos não poderão descontar do benefício, valores que ultrapassem o limite estabelecido pela margem do consignado.

continua depois da publicidade

O empréstimo consignado consiste em uma modalidade de crédito onde o pagamento das parcelas é descontado diretamente dos benefícios, antes mesmo do cidadão acessar os valores

Os aposentados e pensionistas do INSS têm direito à contratação desse serviço e, em breve, os beneficiários do Auxílio Brasil também poderão fazer a solicitação.

Quanto as taxas de juros, o empréstimo consignado oferece as menores do mercado, em razão da rara possibilidade de inadimplência. Sobretudo, isso advém do desconto acontecer automaticamente das folhas de pagamento dos benefícios.

continua depois da publicidade

Quando estará disponível o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Após a assinatura e publicação da Medida Provisória que estabelece a possibilidade de contratação do empréstimo consignado para aqueles que recebem o Auxílio Brasil, ainda não há data prevista para liberar a linha de crédito aos cidadãos.

Atualmente, o Ministério da Cidadania está em fase de regulamentação da forma como o empréstimo consignado será pago pelas instituições financeiras no país, garantindo os direitos dos beneficiários e as deduções previstas pela modalidade.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade