CadÚnico: saiba o que é necessário para fazer o seu cadastro em 2022

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a principal ferramenta de monitoramento e acompanhamento das famílias brasileiras de baixa renda no país.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido popularmente como CadÚnico, consiste em um banco de dados para monitoramento e inclusão de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social nos programas assistenciais geridos pelo governo. Neste sentido, permite que os cidadãos acessem benefícios como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia e outros.

continua depois da publicidade

No geral, essas informações são gerenciadas pelo Governo Federal, mas também podem ser utilizadas a nível estadual e municipal para o desenvolvimento de políticas públicas a esse público. Apesar do cadastro regular e ativo ser um critério fundamental de elegibilidade à maioria dos programas, cabe ressaltar que a inscrição no CadÚnico não representa inclusão imediata nos benefícios.

Sobretudo, cada programa possui a própria regra para inscrição, mas o mais comum é que o Ministério da Cidadania realize sorteios mensais para inclusão de novos membros nos programas. Confira outras regras da plataforma a seguir:

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Leia também

Segundo o Governo Federal podem se inscrever as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo por pessoa, assim como aquelas cuja renda mensal total é de até três salários mínimos.

continua depois da publicidade

Além disso, famílias cuja renda seja maior que esses valores poderão ter o cadastramento realizado, desde que seja a partir de programas sociais das três esferas do governo.

No entanto, há a inclusão de pessoas que vivem em situação de rua, tanto sozinhas quanto com a família. Também é possível realizar o cadastro no caso de famílias unipessoais, como acontece com pessoas que moram sozinhas.

Quais são as informações necessárias para realizar o cadastro?

Em primeiro lugar, o Representante Familiar, preferencialmente uma mulher com mais de 16 anos, deve estar portando o documento de identificação pessoal e também de cada membro da família.

continua depois da publicidade

Neste caso, são aceitas as certidões de nascimento, certidões de casamento, carteiras de identidade, carteiras de trabalho, títulos de eleitor, CPF e registros administrativos de nascimento indígena.

Atualmente, a inscrição acontece a partir de diferentes etapas, podendo ser agilizada pelo pré-cadastramento realizado através do aplicativo CadÚnico, disponível para Android e iOS, ou diretamente no site.

Apesar disso, é obrigatório comparecer a um posto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na região ou na unidade de atendimento da prefeitura para realizar a entrevista cadastral.

continua depois da publicidade

Após um período de 180 dias para a homologação dos documentos e da entrevista cadastral, o Representante Familiar recebe o Número de Identificação Social para garantir a inclusão em programas sociais. No entanto, deve-se ficar atento para a atualização dos dados, obrigatória a cada dois anos ou diante de qualquer alteração na composição familiar.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade