Saiba como é possível aumentar o valor de sua aposentadoria do INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem aumentar o valor da aposentadoria. Saiba os detalhes.

aposentadoria é uma garantia ao trabalhador que contribuiu com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde que tenha cumprido com os requisitos necessários. Além disso, ela também pode ser paga em casos específicos previstos em lei. Muitos beneficiários, no entanto, acabam não recebendo o valor devido por erros. Por isso, veja como aumentar o valor de sua aposentadoria do INSS.

continua depois da publicidade

É importante lembrar que as quantias pagas pelo INSS são determinados pelo salário mínimo vigente. Atualmente, os aposentados recebem ao menos R$ 1.212,00, mesmo valor do piso nacional.

Como aumentar o valor de sua aposentadoria do INSS?

A solicitação deve ser realizada se o cálculo estiver errado ou se alguma contribuição não tiver sido incluída na conta. Dessa maneira, o aposentado deve conferir sua carta de concessão para saber se algum desses é o seu caso. O pedido de revisão pode ser realizado pelo portal Meu INSS ou na central de atendimento 135.

Leia também

Antes de pedir a revisão da aposentadoria, reúna os documentos e extratos ao longo do ano relacionados ao tema. Depois, entre em contato com o INSS ou procure a ajuda de profissional especializado na área para auxiliar no assunto. Faça as contas e explique a situação ao INSS.

continua depois da publicidade

Uma nova análise será feita. Se for localizado algum erro, o INSS atualizará os seus valores e repassará o montante que estava faltando.

Vale lembrar que a previdência passou por mudanças ao longo dos anos, e a mais significativa foi a reforma realizada em 2019. Dessa forma, algumas contribuições podem ter sido desconsideradas ou encaixadas em diferentes modalidades. Por isso, é importante verificar seus dados e documentos para, depois, provar que você está com a razão.

A documentação vai variar conforme categoria de solicitação. Confira os exemplos:

continua depois da publicidade
  • Inclusão de tempo especial e aumento do benefício: será necessário apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
  • Incluir períodos que não houve recolhimento da empresa: é preciso apresentar contracheque, carteira de trabalho com as informações do salário.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade