ID Jovem é direito de quem? Veja regras e benefícios do programa

Jovens de baixa renda podem ter acesso à benefícios como 50% de desconto em eventos e viagens interestaduais utilizando a ID Jovem.

Brasileiros com idade entre 15 e 29 anos têm direito à ID Jovem (Identidade Jovem), que dá acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Atualmente, existem mais de 260 mil pessoas que possuem esse documento, que tem validade de 180 dias (seis meses).

continua depois da publicidade

A partir dele, os beneficiários também têm acesso a descontos em passagens e até vagas gratuitas em transporte de viagem interestadual. Outra vantagem é a isenção de taxa para a emissão da Certeira de Identidade Estudantil. O programa está sob a responsabilidade do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Quem pode solicitar a ID Jovem

A ID Jovem foi lançada em 2016 e faz parte do Estatuto da Juventude, instaurado pela Lei n° 12.85. Pelas regras, o beneficiário não precisa estar estudando ou matriculado em alguma instituição de ensino. No entanto, é necessário cumprir os seguintes critérios:

Leia também
  • Ter idade entre 15 e 29 anos;
  • Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424);
  • Estar inscrito no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos dois anos.

Como emitir a ID Jovem

Antes de obter o documento, é necessário realizar o cadastro no Programa Identidade Jovem ou atualizar os dados. Em qualquer um dos casos, é preciso ir a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) portando:

continua depois da publicidade
  • Documento de identificação com foto;
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

De acordo com governo federal, o tempo de espera estimado é de até uma hora e o resultado deve sair em, mais ou menos, 45 dias. Com o cadastro em dia, a emissão da ID Jovem deve ser realizada pela internet, no portal do programa. Os interessados em obter o documento devem:

  1. Clicar no quadro “Emitir ID Jovem”;
  2. Preencher os dados pedidos (NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento);
  3. Clicar no botão “Gerar ID Jovem”.

Essa segunda etapa demora apenas alguns minutos e o documento é emitido na mesma hora.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade