Brasileiros com idade entre 15 e 29 anos têm direito à ID Jovem (Identidade Jovem), que dá acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Atualmente, existem mais de 260 mil pessoas que possuem esse documento, que tem validade de 180 dias (seis meses).
A partir dele, os beneficiários também têm acesso a descontos em passagens e até vagas gratuitas em transporte de viagem interestadual. Outra vantagem é a isenção de taxa para a emissão da Certeira de Identidade Estudantil. O programa está sob a responsabilidade do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Quem pode solicitar a ID Jovem
A ID Jovem foi lançada em 2016 e faz parte do Estatuto da Juventude, instaurado pela Lei n° 12.85. Pelas regras, o beneficiário não precisa estar estudando ou matriculado em alguma instituição de ensino. No entanto, é necessário cumprir os seguintes critérios:
- Ter idade entre 15 e 29 anos;
- Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424);
- Estar inscrito no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos dois anos.
Como emitir a ID Jovem
Antes de obter o documento, é necessário realizar o cadastro no Programa Identidade Jovem ou atualizar os dados. Em qualquer um dos casos, é preciso ir a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) portando:
- Documento de identificação com foto;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência.
De acordo com governo federal, o tempo de espera estimado é de até uma hora e o resultado deve sair em, mais ou menos, 45 dias. Com o cadastro em dia, a emissão da ID Jovem deve ser realizada pela internet, no portal do programa. Os interessados em obter o documento devem:
- Clicar no quadro “Emitir ID Jovem”;
- Preencher os dados pedidos (NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento);
- Clicar no botão “Gerar ID Jovem”.
Essa segunda etapa demora apenas alguns minutos e o documento é emitido na mesma hora.