Auxílio Gás retorna em junho: veja calendário, quem recebe o benefício

Com pagamentos bimestrais, o Auxílio Gás segue o mesmo calendário que o Auxílio Brasil, oferecendo uma ajuda de custo para a compra do botijão de gás de cozinha aos brasileiros.

O Auxílio Gás dos Brasileiros, conhecido como Auxílio Gás ou Vale Gás, consiste em um programa assistencial do Governo Federal com gestão do Ministério da Cidadania e pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal. Destinado às famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social, prevê o pagamento de 50% do valor médio do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

continua depois da publicidade

Com pagamentos bimestrais, os valores são definidos previamente ao próximo lote a partir da média dos valores dos últimos seis meses divulgados mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, o programa atende 5,39 milhões de famílias com um investimento total de R$ 275 milhões.

Quem tem direito ao benefício?

Segundo as regras do programa, têm direito ao benefício todas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, desde que possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

Leia também

Além disso, famílias que possuam membros residentes inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão aptos a solicitar o Auxílio Gás.

continua depois da publicidade

A legislação estabelece prioridade para mães solteiras e mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sendo monitoradas por medidas protetivas de urgência, desde que possuam cadastro atualizado e regular no CadÚnico. Porém, é necessário comprovar a situação social por meio de protocolos ou laudos.

Em abril, mês do último pagamento, o valor do benefício foi de R$ 51, correspondendo a metade do preço médio do botijão de gás apenas no estado do Rio de Janeiro, de acordo com levantamentos especializados. Ademais, o número de famílias contempladas e o valor total destinado ao pagamento teve redução, afetando a manutenção do programa.

continua depois da publicidade

Calendário de pagamento do Auxílio Gás

Por via de regra, o calendário do Auxílio Gás segue o mesmo cronograma do Auxílio Brasil. Desse modo, divide os inscritos em dez grupos a partir do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), obtido a partir da inscrição no Cadastro Único.

Além disso, os beneficiários podem utilizar os mesmos cartões e senhas para saque do Auxílio Brasil no recebimento do vale-gás, com saque disponível em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de atendimento.

No geral, a Caixa Econômica deposita os valores nas contas poupanças sociais digitais, com acesso pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS). Confira o calendário de pagamento do Auxílio Gás em junho:

continua depois da publicidade
Número final do benefícioData de pagamento
117 de junho
220 de junho
321 de junho
422 de junho
523 de junho
624 de junho
727 de junho
828 de junho
929 de junho
030 de junho

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade