13º salário INSS: veja quem ainda recebe a segunda parcela neste ano

Os pagamentos da segunda parcela estão previstos para acontecer até a primeira semana de junho, atendendo segurados que recebem até um salário mínimo ou acima desse valor.

O 13º salário do INSS consiste em um benefício previdenciário organizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social aos aposentados e pensionistas atendidos pela instituição. Sobretudo, consiste em uma medida para garantir renda nos períodos festivos do final do ano, quando há um aumento significativo nos preços.

continua depois da publicidade

Entretanto, o Governo Federal antecipou o pagamento pelo terceiro ano consecutivo, como uma forma de contornar a crise gerada pela pandemia de COVID-19 no país. A medida faz parte de um pacote de ações para recuperar as perdas significativas na economia, acompanhando o Saque Extraordinário do FGTS e o lançamento de programas de crédito como o SIM Digital.

Nesse sentido, são contemplados os cidadãos que receberam ao longo do ano os benefícios de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade ou auxílio-reclusão. O pagamento do 13º salário do INSS está dividido em duas parcelas, considerando ainda as deduções em decorrência do Imposto de Renda de 2022.

Em maio, os beneficiários do instituto começaram a receber a segunda parcela, inicialmente paga aos que recebem um salário mínimo. Os segurados que recebem acima desse valor têm os pagamentos da segunda parcela organizados a partir do primeiro dia do mês de junho.

continua depois da publicidade
Leia também

Como consultar o recebimento da segunda parcela do 13º salário INSS?

Para saber se existem valores a receber, os segurados podem consultar o benefício pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, ou através do site. Através destes canais, é importante acessar a conta com o login e senha, e buscar pelo serviço de “Extrato de Pagamento”.

Com a emissão do Extrato é possível consultar informações como data de pagamento, valor da parcela e instituição financeira responsável. Além disso, pode solicitar atendimento pela central disponível no telefone 135, porém, deve-se informar dados cadastrais para confirmar as informações ao atendente. Neste caso, o atendimento fica disponível de segunda a sábado, entre 7h e 22h.

continua depois da publicidade

Outra forma de consultar os valores é entrando em contato com a Caixa Econômica Federal, responsável pela organização dos pagamentos aos segurados. Atualmente, a instituição oferece diferentes Canais de Atendimento no site, mas também pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

Calendário 13º salário INSS: pagamentos da segunda parcela

Número final do NISPara quem recebe um salário mínimoPara quem recebe mais que um salário mínimo
125/0501/06
226/0502/06
327/0503/06
430/0506/06
531/0507/06
601/0601/06
702/0602/06
803/0603/06
906/0606/06
007/0607/06

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade