O abono PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020, realizou pagamentos durante os meses de fevereiro e março do ano de 2022. Milhões de pessoas já obtiveram o dinheiro e utilizaram conforme suas necessidades. Todavia, cerca 485 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono PIS/Pasep. Veja quem tem direito.
De acordo com o governo federal, o dinheiro que ainda não foi obtido gira em torno de R$ 443 milhões. O prazo final para o saque é o dia 29 de dezembro deste ano. O abono PIS/Pasep paga até um salário mínimo (R$ 1.212) aos trabalhadores.
Abono PIS/Pasep 2022: quem tem direito
Para ter direito ao saque do abono PIS/Pasep 2022, o interessado deve cumprir os seguintes requisitos:
- Tenha trabalhado formalmente por ao menos 30 dias no ano-base de 2020;
- Esteja registrado no eSocial ou na Rais;
- Seja inscrito no PIS ou no Pasep há, no mínimo, cinco anos;
- Receba, em média, até dois salários mínimos;
- Não seja empregado doméstico;
- Não esteja registrado como empregado de uma pessoa física.
A principal maneira de consultar o dinheiro do abono PIS/Pasep 2022 é via aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS). Basta o interessado informar o CPF e a senha da conta do gov.br. Caso não tenha uma conta, é só criar uma nova gratuitamente.
Caso a pessoa não tenha acesso à internet, é possível ligar para o telefone 158 do Alô Trabalho. Lá será necessário informar os dados pessoais para que o dinheiro seja disponibilizado.
Como solicitar o dinheiro do saque do abono PIS/Pasep
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal ao trabalhador formal da iniciativa privada. Para obter o dinheiro, basta que a pessoa vá até uma agência da Caixa com um documento de identidade e o número do PIS. Quem tem conta no Caixa Tem, poderá solicitar que o dinheiro seja depositado por lá.
O Pasep é depositado pelo Banco do Brasil, nas contas dos trabalhadores do setor público. Quem quiser, pode também se dirigir até uma agência e pedir o dinheiro, desde que com um documento de identidade.