Trabalhadores formais do setor privado que têm a carteira assinada são vinculados ao Programa de Integração Social (PIS). A partir disso, essas pessoas têm acesso a uma série de benefícios profissionais previstos por lei. Os interessados podem consultar o PIS pelo CPF.
É importante saber qual é o seu número de registro para poder verificar quais são os repasses a que você tem direito e quando serão realizados. Vale ressaltar que os pagamentos desse programa estão definidos na Lei Complementar n° 7/910 e são realizados pela Caixa Econômica Federal.
Como consultar o PIS pelo CPF?
Antes de mais nada, o trabalhador precisa saber que o número PIS fica indicado na Carteira de Trabalho. Mas se, por alguma razão, não for possível verificar diretamente no documento, existem outras formas de descobrir o seu registro.
Você pode consultar o PIS por aplicativos, sites e até mesmo pelo telefone informando apenas seu CPF. Veja as opções:
Sites
Tanto na versão para celular como no site Meu INSS, o interessado deve informar CPF e senha cadastrados no Gov.br. Depois disso é só ir no ícone superior à direita e olhar os seus dados.
Outra forma é acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e seguir os passos abaixo:
- Clicar na aba “Cidadão”;
- Ir no menu, no canto esquerdo superior, e clicar em “Inscrição”;
- Selecionar a opção “Filiado”;
- Informar os dados solicitados;
- Conferir a mensagem em vermelho que aparecer na tela.
Aplicativos
Os aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem disponibilizam a consulta do PIS pelo CPF. Para isso, o trabalhador precisa fazer o login utilizando o CPF e a senha cadastrados.
Na tela inicial, basta procurar as informações do titular. Todos estão disponíveis para os sistemas Android e iOS.
Telefone
Quem preferir ainda pode ligar na central de atendimento da Previdência Social pelo telefone 135. O serviço fica disponível de segunda-feira a sábado, nos horários de 7h às 22h. Basta informar seu CPF e demais dados cadastrais solicitados pelo atendente.
Assim, o próprio profissional irá consultar o seu PIS pelo CPF.