FGTS de até R$ 2,9 mil está disponível para novo grupo; veja qual

O saque-aniversário iniciou o ciclo de pagamentos para os trabalhadores que nasceram em maio, com extensão dos saques até o dia 29 de julho.

Neste mês, os profissionais nascidos em maio que optarem pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começam a ter acesso aos valores referentes a 2022. Segundo as regras, os saques ficam disponíveis de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, cerca de 1,3 milhão de trabalhadores nascidos em maio podem realizar o saque desde 02/05. O prazo para retirada do valor termina em 29/07. No geral, a adesão ao saque-aniversário é voluntária, sendo declarada através do aplicativo oficial do FGTS, disponível para Android e iOS.

Além das plataformas digitais, é possível aderir a essa modalidade através do site da Caixa Econômica Federal ou presencialmente nas agências da instituição financeira. No entanto, para receber o dinheiro ainda no mesmo ano, é necessário que o profissional opte pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento.

Caso contrário, a previsão é que os valores sejam pagos somente no ano seguinte. Por via de regra, as demais condições para saque do FGTS, como aposentadoria ou demissão sem justa causa, não são afetadas pelas condições do saque-aniversário.

continua depois da publicidade
Leia também

O que é o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS permite saques anuais de um percentual do valor disponível em contas ativas e inativas no fundo. Mais especificamente, estima-se que contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado no mês de aniversário do trabalhador.

Sendo assim, quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador terá disponível para sacar anualmente. Como um sistema opcional ao trabalhador, também existe a condição que se caso o trabalhador for demitido, ele poderá sacar somente o valor referente à multa rescisória, sem movimentar a quantia integral na conta.

continua depois da publicidade

Portanto, é diferente do saque-rescisão, que permite retirada do valor integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando o profissional é demitido sem justa causa. Comumente, essa é a modalidade padrão para saques no fundo.

Calendário do saque-aniversário FGTS em 2022

Mês de nascimento

Data de pagamento

Janeiro

3 de janeiro a 31 de março

Fevereiro

1º de fevereiro a 29 de abril

Março

2 de março a 31 de maio

Abril

1º de abril a 30 de junho

Maio

2 de maio a 29 de julho

Junho

1º de junho a 31 de agosto

Julho

1º de julho a 30 de setembro

Agosto

1º de agosto a 31 de outubro

Setembro

1º de setembro a 30 de novembro

Outubro

3 de outubro a 30 de dezembro

Novembro

1º de novembro a 31 de janeiro de 2023

Dezembro

1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade