O calendário do Auxílio Gás ainda tem datas de repasse para o mês de abril. Os pagamentos tiveram início no último dia 14 e vão até a próxima sexta-feira, 29 de abril de 2022. O pagamento para este mês é de R$ 51 e deve ser destinado a 5,39 milhões de famílias, 190 mil pessoas a menos que na última rodada.
O valor corresponde a 50% do preço de um botijão de gás de cozinha de 13kg. Esse preço é uma média calculada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os pagamentos são realizados de forma bimestral e seguem o cronograma do Auxílio Brasil. Dessa maneira, após essas transferências, o próximo depósito deve acontecer em junho.
Quem ainda recebe o Auxílio Gás em abril?
Os beneficiários estão escalonados conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Até agora, quem tem NIS final de 1 a 7 receberam os valores entre os dias 14 e 26 de abril. Os repasses restantes do Auxílio Gás serão realizados nas seguintes datas:
- Beneficiários com final do NIS 8: 27 de abril de 2022 (nesta quarta);
- Beneficiários com final do NIS 9: 28 de abril de 2022;
- Beneficiários com final do NIS 0: 29 de abril de 2022.
É importante destacar que, segundo a lei, mulheres que são vítimas de violência doméstica e estão sob medida protetiva têm preferência nos pagamentos. As parcelas ficam disponíveis para saque por 120 dias, contado data de recebimento.
Para quem é pago o Auxílio Gás?
O benefício é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania. O dinheiro é transferido para as contas poupanças digitais do Caixa Tem. Antes de cada repasse, a pasta analisa os cadastros das famílias e realiza as inscrições de maneira automática. Para isso, deve a família:
- Ter inscrição atualizada CadÚnico e uma renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou
- Possui algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os interessados em saber se tem direito ao Auxílio Gás neste mês devem realizar consulta pela central de atendimento, ligando para o número 121, ou o atendimento da Caixa Econômica Federal no telefone 111.
Também é possível fazer a verificação pelos apps do Auxílio Brasil (Android e iOS) ou Caixa Tem (Android e iOS).