Calendário do abono PIS/Pasep de 2021 já está disponível? Veja o que se sabe

Em 2022, o governo federal liberou o abono PIS/Pasep apenas do ano de 2020. O benefício de 2021 ainda deve ser pago.

A pandemia de COVID-19 alterou os pagamentos do abono PIS/Pasep, redirecionando os recursos para programas emergenciais. Dessa forma, os repasses relativos aos dois últimos anos precisaram ser adiados. Não há previsão de que o dinheiro sobre o ano-base 2021 seja transferido ainda em 2022.

continua depois da publicidade

Isso porque, nesse ano, foram depositados os valores para quem trabalhou formalmente em 2020. Vale ressaltar que PIS é pago pela Caixa Econômica Federal para funcionários do setor privado. Enquanto o Pasep é repassado pelo Banco do Brasil para os servidores do funcionalismo público.

Quando o abono PIS/Pasep 2021 será pago

O abono salarial PIS/Pasep tem valores variados e vai até um salário mínimo e é transferido anualmente para trabalhadores de carteira assinada no ano anterior. O sistema de depósitos foi assim até 2020, com o repasse sobre o ano-base de 2019. Por causa da pandemia, o governo viu a necessidade de redirecionar os recursos.

Leia também

Sendo assim, em 2021 não houve os pagamentos de 2020. Com o atraso de um ano no ciclo dos pagamentos, a expectativa era de que dois benefícios fossem transferidos juntos. No entanto, o Orçamento de 2022 contava com espaço para apenas um repasse.

continua depois da publicidade

Entre os meses de fevereiro e março desse ano, o governo federal liberou os valores para quem trabalhou em 2020. Com o atraso e a falta de recursos disponíveis para o abono PIS/Pasep 2021, é provável que a nova rodada de pagamentos aconteça apenas em 2023.

Quem recebe o abono salarial do ano-base 2021

As regras dos programas definem que o benefício relativo a 2021 será pago para quem:

  • Trabalhou por, pelo menos, 30 dias no ano-base com carteira assinada;
  • Recebeu remuneração mensal de até dois salários mínimos;
  • Está cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos;
  • Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Milhares de pessoas ainda não sacaram o PIS/Pasep

Em torno de de R$ 523,2 milhões do abono PIS/Pasep pago em 2022 ainda estão disponíveis para o saque. Segundo o governo federal, esse dinheiro pertence a cerca de 500 mil pessoas. Cada trabalhador pode retirar até R$ 1.212, dependendo de quanto tempo trabalharam em 2020.

continua depois da publicidade

Esses valores ficarão disponíveis até dezembro deste ano. Caso os beneficiários não façam a retirada ou não movimentem as quantias dentro do prazo, precisará esperar o calendário de liberação do próximo ano. Para saber se você recebeu o benefício, basta consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade