Como acessar a Carteira de Trabalho Digital? Veja os serviços disponíveis no app

Através do aplicativo, trabalhadores podem acessar antigos contratos de trabalho e também consultar benefícios, como o seguro-desemprego e o abono salarial.

A Carteira de Trabalho Digital consiste em um aplicativo que disponibiliza ao trabalhador os dados profissionais de contratação, como contratos antigos, datas de férias e benefícios. Em setembro de 2019, a versão física deixou de ser emitida a partir de medida estabelecida pelo Ministério da Economia.

Desse modo, a Carteira de Trabalho Digital substituiu a versão antiga, mas é recomendado guardar a versão impressa por conter informações importantes ao trabalhador.

No geral, o documento segue sendo obrigatório para todos os profissionais prestadores de serviço. Para acessar o aplicativo, basta informar os seus dados de cadastro no sistema do gov.br, utilizando o mesmo login e senha.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o aplicativo permite maior agilidade na solicitação do documento, além de acesso simplificado às informações de Qualificação Civil a partir da integração com os dados do Governo Federal. Além disso, gera autonomia ao trabalhador, que pode conferir as informações contratuais a qualquer momento por meio do seu dispositivo móvel.

Como acessar o aplicativo?

  1. No site do gov.br, selecione o serviço “Carteira de Trabalho Digital”;
  2. Logo em seguida, clique em “Solicitar” pelo botão verde;
  3. Selecione a opção “Quero me cadastrar” e informe seu CPF;
  4. Clique em Cadastrar;
  5. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu aparelho (disponível para Android e iOS);
  6. Na página inicial, informe seu login e senha cadastrado no gov.br.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os usuários podem solicitar atendimento através do próprio aplicativo, ou nos canais do Governo Federal.

Quais são os serviços disponíveis no app da Carteira de Trabalho Digital

Com lançamento em 2017, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital passou por atualização e reformulação em 2019. Nesse sentido, está vinculada à base de dados do Governo Federal através do eSocial, permitindo que o empregador encontre informações do seu empregado a partir do número do CPF, o que diminui a burocracia da contratação.

No entanto, ainda que haja a versão digital, é possível que o empregador solicite a versão impressa. A previsão do Ministério do Trabalho é que haja migração completa para o sistema do eSocial até o final de 2022.

Através do aplicativo, o trabalhador tem como acessar as informações que compõem o seu histórico profissional desde o primeiro contrato.

Nesse sentido, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital sincroniza as informações através dos dados de identificação civil, como CPF e RG. Portanto, ficam disponíveis ao profissional dados como os contratos de trabalho e o número do Programa de Integração Social (PIS).

Ademais, o trabalhador pode conferir a elegibilidade e solicitar benefícios trabalhistas, como abono salarial, seguro-desemprego e o programa Benefício Emergencial. Para tornar o processo mais eficiente, o aplicativo ainda permite o requerimento da primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho, sem necessidade de comparecer presencialmente às agências.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.