Com mais de 80 milhões de brasileiros cadastrados no registro de dados do Governo Federal para receber benefícios de programas sociais, o aplicativo CadÚnico permite que o beneficiário gerencie seus dados na palma da mão. Através do celular, além de conseguir se cadastrar, o usuário pode consultar benefícios, encontrar pontos de atendimento e muito mais, tudo isso de forma online. Saiba mais.
O que é CadÚnico?
CadÚnico é a sigla definida para o programa da Secretaria Nacional de Cadastro Único (SECAD) e consiste em um banco de dados que permite ao Governo Federal identificar possíveis beneficiários de programas sociais.
Esses dados são compartilhados com outras instituições da União e dos estados, permitindo uma gestão compartilhada que facilita o enquadramento dos cidadãos nos benefícios, além de outras ações integradas.
Sobre o aplicativo Cadastro Único
O aplicativo Cadastro Único funciona como o mesmo banco de dados, só que online, o que favorece ainda mais o tráfego de informações integradas com outros entes, instituições e órgãos.
A ferramenta digital já estava sendo desenvolvida há algum tempo, mas o lançamento oficial aconteceu no dia 30 de março, com uma nova versão que promete um contato mais direto com o cidadão, tornando os processos mais modernos e rápidos.
Assim como no meio físico, o banco de dados online irá servir para definir quem é elegível para mais de 28 benefícios, como Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
No aplicativo é possível encontrar os serviços de cadastramento, mapa para encontrar as unidades de atendimento, extrato de benefícios, assistente virtual e muito mais.
Como se cadastrar no CadÚnico
Uma das novidades do aplicativo é o autocadastramento, para que o usuário que ainda não possui os dados no CadÚnico realize o pré-cadastro através do app. Se esse é o seu caso, confira o passo a passo para se cadastrar:
- Faça o download do aplicativo, disponível nas versões Android e iOS, de forma gratuita;
- Confira as informações na tela e clique em “Seguinte”, até acessar o menu inicial;
- Selecione a opção “Pré-cadastro”;
- Preencha com o seu CPF e a senha cadastrada no portal gov.br. Caso você não tenha o cadastrado, pode realizá-lo neste link;
- Ao logar, autorize o uso de dados pelo aplicativo, em seguida leia os Termos de uso e clique em “Li e concordo”;
- Confirme se você é o responsável pela família e clique em “Ir para o pré-cadastro”;
- Agora, basta seguir as instruções na tela, preenchendo os campos com os dados indicados;
- Ao final, o próprio aplicativo irá orientar quais os próximos passos para consolidar o cadastro.
Para entender melhor, confira abaixo o vídeo informativo divulgado no canal do YouTube do Ministério da Cidadania, ou acesse o portal do Governo Federal.