O governo federal divulgou o aplicativo do CadÚnico, que já está disponível nas lojas virtuais (para sistemas Android e iOS), com download gratuito. Dentre as novidades ofertadas, está a opção de autocadastramento, sem a necessidade de procurar um posto para cadastro.
Os cidadãos precisam se atentar ao registro, pois o CadÚnico está atrelado a maioria dos programas sociais do governo federal, como Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.
Aplicativo CadÚnico: veja como fazer o cadastro
O novo aplicativo do Cadastro Único foi lançado pelo governo federal no dia 30 de março de 2022. Dentre as mudanças, estão um assistente virtual, layout novo, possibilidade de verificar extratos dos programas atrelados ao CadÚnico, além de notificações.
Para isso, os interessados precisam acessar a plataforma e solicitação a inscrição. A diferença principal é que, a partir de agora, é possível fazer todo o processo de forma online, por meio do aplicativo, sem precisar sair de casa.
A consulta pode ser realizada em duas modalidades no aplicativo: consulta simples ou a completa. Confira o passo a passo:
A atualização continua sendo obrigatória. Aqueles que não renovam os seus dados podem perder os benefícios atrelados ao registro. Agora, o governo divulgou novas regras sobre o tema. Dessa forma, será necessário atualizar:
- Renda familiar;
- Informações sobre a residência atual;
- Identificação e a documentação civil de todos os membros civis;
- Grau de escolaridade de todos os integrantes da família;
- Participação no mercado de trabalho.
A cada dois anos, no entanto, é preciso reenviar as informações familiares, sob pena de exclusão.
CadÚnico: registro presencial continua ativo
Apesar da modalidade digital, quem prefere o método presencial pode comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
No momento do cadastro, é preciso que o Responsável Familiar apresente o seu Título de Eleitor ou CPF, além dos documentos de cada um dos integrantes da família. Dentre a documentação que pode ser apresentada, estão:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena.