Meu INSS: como simular o valor da aposentadoria pela aplicativo

Contribuintes que estão perto de solicitar a aposentadoria podem consultar o aplicativo Meu INSS e fazer uma simulação do valor da aposentadoria.

Trabalhadores que já cumpriram ou estão terminando de cumprir os critérios para se aposentar podem consultar o valor do benefício pela internet. A plataforma Meu INSS permite simular o valor da aposentadoria sem que o usuário precise sair de casa. O procedimento é bastante simples e leva apenas alguns minutos.

continua depois da publicidade

Pelo site ou app do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também é possível solicitar o benefício. No entanto, a liberação só é feita para quem cumpriu o tempo de contribuição e está dentro da idade mínima ou atingiu a pontuação necessária. Essas regras estão em transição para chegar ao estipulado na Reforma da Previdência.

Como simular a aposentadoria pelo Meu INSS

Os interessados em saber quanto vão receber de aposentadoria podem fazer uma simulação pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Para isso, é preciso ter uma conta no portal do governo. Aqueles que não forem registrados, podem criar um cadastro na mesma hora. Então é só:

Leia também
  1. Fazer login no Meu INSS com CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
  2. Clicar em "Do que você precisa?" e escrever "Simular aposentadoria";
  3. Conferir os dados. Se for necessário atualizar, clique no ícone de lápis e faça as alterações;
  4. Clicar em "Recalcular".

Depois disso, o app vai gerar um documento com o valor que você deve receber de aposentadoria. A partir desse informe, você tem duas opções:

continua depois da publicidade
  • Clicar em "Pedir Aposentadoria" se já cumpre os critérios e concorda com a quantia; ou
  • Clicar em "Baixar PDF" e salvar o arquivo no seu celular.

Vale ressaltar que, para quem já é aposentado e não concorda com o valor recebido, é possível pedir revisão e aumentar o benefício. Essa opção é para os trabalhadores que tiveram algum erro no cálculo da aposentadoria e também pode ser feita pelo Meu INSS. Aqueles que preferirem podem fazer o pedido pela central de atendimento 135.

Quem pode solicitar a aposentadoria do INSS

De acordo com as novas regras, a idade mínima para solicitar o benefício é de 62 anos para mulheres e 65 para homens. Além disso, é necessário ter contribuído por, pelo menos, 15 anos com a Previdência. Contudo, atualmente, o INSS está em transição de normas e, em 2022, quem vai pedir a aposentadoria precisa ter:

continua depois da publicidade
  • Mulheres: 57 anos e seis meses de idade mais 30 anos de contribuição;
  • Homens: 62 anos e seis meses de idade mais 35 anos de contribuição.

A cada ano é aumentado seis meses na idade mínima do trabalhador até chegar na regra geral da Reforma. Se a pessoa quiser aposentar por pontuação neste ano é necessário:

  • Mulher: atingir 89 pontos, tendo pelo menos 30 anos de pagamentos;
  • Homem: atingir 99 pontos, considerando 35 anos de contribuição.

Esses números de aposentadoria também estão em transição e a cada ano é adicionado um ponto na contagem. A norma oficial é que mulheres atinjam 100 pontos e homens, 105.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade