Abono PIS/Pasep: 1,6 mi de novos aprovados recebem nesta semana; veja datas

Após reanálise da Dataprev, novos aprovados ao abono PIS/Pasep receberão o benefício que deveria ter sido pago entre fevereiro e março.

Neste mês de março, 1,6 milhão de trabalhadores foram incluídos na lista de pagamentos do abono PIS/Pasep. Esses começam a receber o benefício nesta terça-feira (29/03) aqueles que deveriam ter sido contemplados no calendário de fevereiro. Os novos inscritos têm direito a valores de até um salário mínimo (R$ 1.212) sobre o ano de 2020.

continua depois da publicidade

Além dos novos aprovados, o reprocessamento da Dataprev constatou inconsistências na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 1,9 milhão de pessoas. Vale ressaltar também que aqueles que ainda não sacaram o benefício de 2019 poderão fazer a retirada a partir de quinta-feira (31/03).

Pagamento do abono PIS/Pasep para novos aprovados

Leia também

As transferências do PIS serão realizadas pela Caixa para trabalhadores do setor privado em contas corrente, poupança ou digital (Caixa Tem). Já servidores públicos com direito ao Pasep terão repasses feitos pelo Banco do Brasil direto na conta bancária. Os recém-incluídos na folha de pagamento do abono salarial foram divididos em dois grupos.

Sendo assim, o benefício será transferido nas seguintes datas:

continua depois da publicidade
  • 29/03: para quem deveria ter recebido no calendário regular em fevereiro;
  • 31/03: para aqueles que tinham pagamento previsto para março.

Os valores ficarão disponíveis para saque até o dia 29 de dezembro de 2022. É importante pontuar que os requisitos para receber o abono PIS/Pasep são:

  • Ter trabalhado em 2020, por no mínimo 30 dias, com Carteira de Trabalho assinada;
  • Ter recebido até dois salários mínimos por mês;
  • Estar inscrito nos Programas há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter os dados informados na Rais pelo empregador.

Novos aprovados: como consultar o abono PIS/Pasep

Os interessados em saber se estão na lista dos novos aprovados ao benefício podem fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Se você ainda não tem a ferramenta, pode fazer download pela loja de apps do seu celular (Android ou iOS). Depois disso, basta seguir os passos para consultar o abono PIS/Pasep:

continua depois da publicidade
  1. Informar CPF e senha cadastrados no Gov.BR (quem não tiver conta deve criar uma na hora);
  2. Procurar o ícone de “Benefícios” e clicar nele;
  3. Na nova página, selecionar a opção “Abono Salarial”.

Então irá aparecer a mensagem informando se você tem direito ou não ao abono salarial. Além disso, você pode consultar outros detalhes sobre o benefício. Também é possível fazer a consulta por telefone:

  • Caixa (PIS): 0800-726-0207;
  • BB (Pasep): 4004-0001 ou 0800-729-0001.
Leia também

Concursos em sua
cidade