O Auxílio Gás vem sendo pago a cerca de 5,5 milhões de brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O novo repasse está programado para o mês de abril. Sendo assim, confira o calendário completo da próxima parcela do Auxílio Gás e o valor do benefício.
O programa realiza pagamentos de 50% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Os pagamentos são bimestrais, ou seja, a cada dois meses.
Calendário Auxílio Gás em abril
Como o último repasse do programa foi em fevereiro e o calendário funciona de maneira bimestral, o próximo será em abril. As datas do Auxílio Gás seguem o cronograma do Auxílio Brasil. Os beneficiários são divididos de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Veja o calendário:
- NIS final 1: 14 de abril de 2022;
- NIS final 2: 18 de abril de 2022;
- NIS final 3: 19 de abril de 2022;
- NIS final 4: 20 de abril de 2022;
- NIS final 5: 22 de abril de 2022;
- NIS final 6: 25 de abril de 2022;
- NIS final 7: 26 de abril de 2022;
- NIS final 8: 17 de abril de 2022;
- NIS final 9: 28 de abril de 2022;
- NIS final 0: 29 de abril de 2022.
Valores do Auxílio Gás em abril
Como informado, o Auxílio Gás paga metade do preço da média nacional do botijão de Gás de cozinha de 13 kg. O valor é determinado por um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Em fevereiro, o programa pagou R$ 52 por família. Para abril, o governo federal ainda vai anunciar quanto será repassado aos beneficiários. A pesquisa da ANP deve ser feita no final de março ou começo do mês que vem.
O dinheiro do Auxílio Gás pode ser movimentado no aplicativo Caixa Tem (Android e iOS) ou sacado por meio do cartão cidadão.
Quem recebe o Auxílio Gás
De acordo com as regras do programa, para receber os valores do Auxílio Gás, é preciso que o indivíduo faça parte de um dos grupos abaixo:
- Famílias com algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Famílias com renda mensal per capita de meio salário mínimo (R$ 606) e que estejam inscritas no CadÚnico.
A inscrição no Auxílio Gás é feita pelo Ministério da Cidadania, de forma automática. Além disso, o fato de cumprir as exigências não garante o benefício. No momento, há uma fila de espera de milhões de pessoas, pois o governo não possui recursos suficientes para incluir todos os possíveis beneficiários.
Por outro lado, já foi informado que mulheres que sofreram violência doméstica e recebem acompanhamento possuem prioridade dentro do programa.