Cerca de 5,5 milhões de pessoas recebem o Auxílio Gás. O benefício foi criado por conta das seguidas altas nos preços dos combustíveis. Veja os requisitos para fazer parte do Auxílio Gás e quando será o próximo pagamento.
Os pagamentos do benefício são feitos por meio de contas sociais digitais, podendo ser sacado pelo cartão cidadão ou movimentado de forma online, no aplicativo do Caixa Tem (Android e iOS), de forma semelhante ao que ocorre no Auxílio Brasil.
Auxílio Gás: regras e requisitos
O pagamento do Auxílio Gás é feito às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Sendo assim, para fazer parte do programa, é preciso que a família se enquadre em um dos grupos abaixo:
- Estar em uma família inscrita no CadÚnico e com renda per capita mensal de até meio salário mínimo;
- Ter na família um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A inscrição no Auxílio Gás é feita de forma automática pelo Ministério da Cidadania. O fato de cumprir os requisitos não garante que o benefício será pago. O governo federal não dispõe de recursos para atender todas as famílias. Por isso, há prioridades na hora de receber.
Mulheres que foram vítimas de violência doméstica e são acompanhadas, por exemplo, estão no topo da lista.
Valores do Auxílio Gás e próximo pagamento
O Auxílio Gás realiza pagamentos de 50% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é quem faz o levantamento dos preços pelo país.
Os repasses acontecem a cada dois meses. O último depósito ocorreu no mês de fevereiro. Portanto, o próximo pagamento é esperado para o mês de abril de 2022. Geralmente, o cronograma do Auxílio Gás segue o do Auxílio Brasil.