ID Jovem: confira os principais requisitos para obter a carteirinha

Documento ID Jovem, destinado aos jovens de baixa renda, possibilita acesso a serviços como cinema e teatro.

A Identidade Jovem ou ID Jovem é um documento gratuito que permite aos jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, acessos a diversos benefícios.

continua depois da publicidade

Dentre eles, se destacam vagas gratuitas ou com 50% de desconto em viagens interestaduais, pagamento de meia-entrada em cinema, show, cinema e demais eventos artísticos, culturais ou esportivos.

Além disso, também tem direito a emissão de Carteira de Identidade Estudantil, de forma gratuita. A seguir, confira os principais requisitos para obter a carteirinha.

Quem pode utilizar a ID Jovem?

Leia também

A ID Jovem é destinada aos jovens de baixa renda, cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos, cujo valor atualizado referente ao ano de 2022 é de R$ 1.212,00. Logo, se a renda da família for igual ou menor que R$ 2.424, o cidadão pode ter direito aos benefícios.

continua depois da publicidade

Para obter o documento, ainda é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O CadÚnico deve estar atualizado, no máximo, há 2 anos;
  • Ter, em mãos, o Número de Identificação Social, o NIS.

Não é necessário ser estudante. Caso o jovem não saiba o número de seu NIS, pode consultar sua Carteira de Trabalho, seu FGTS ou o Cartão Cidadão.

Como fazer o cadastro na ID Jovem?

Para se cadastrar no Programa Identidade Jovem, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com um documento oficial com foto e Número de Identificação Social.

continua depois da publicidade

Além disso, o Cras pode solicitar documentos como comprovante de endereço e de renda, dentre outros. No entanto, para saber quais são os documentos exigidos pelo Centro para realização do cadastro, o indicado é entrar em contato para mais informações e agendar o atendimento.

O cidadão consegue emitir a ID Jovem de maneira remota, por meio do site ou pelo aplicativo ID Jovem (disponível para Android e iOS) depois de finalizar o cadastro. Para isso, é preciso informar dados como Nome completo, nome da mãe, data de nascimento e seu NIS.

continua depois da publicidade

A ID Jovem tem validade de 180 dias e, após seu vencimento, um novo documento poderá ser gerado. Para isso, o interessado precisará emitir uma nova ID Jovem e preencher formulário com suas informações pessoais.

Assim que seus dados forem checados e estiverem em conformidade com os critérios do programa, continuará com os benefícios.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade