Saiba como consultar NIS pelo seu CPF

O Número de Identificação Social está atrelado aos programas sociais desenvolvidos pelo governo federal. Veja como consultar NIS pelo CPF.

O Número de Identificação Social é o método como o governo federal identifica o cidadão para fornecer os benefícios sociais, como Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Auxílio Brasil. Caso seja beneficiário, é importante ter essa identificação para saber detalhes dos auxílios.

continua depois da publicidade

Por isso, veja como consultar o seu NIS pelo CPF.

Como fazer consulta do NIS pelo CPF?

Caso o cidadão possua Carteira de Trabalho, é possível localizar a numeração, na versão física ou online, por meio do número do Programa de Integração Social (PIS). O NIS e o PIS compartilham o mesmo registro.

Leia também

Caso não tenha acesso à documentação ou nunca teve Carteira de Trabalho antes, ainda será possível consultar o número de outras formas:

continua depois da publicidade
  • Cartão Cidadão: NIS está impresso nele;
  • Meu INSS: a consulta é realizada no site digitando o número do CPF e a senha do gov.br;
  • Meu CadÚnico: por meio do endereço eletrônico é possível consultar o número do NIS informando o nome, nome da mãe, data de aniversário e cidade.

Caso a pessoa nunca tenha tirado o NIS, é possível ter registro comparecendo ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentando um comprovante de renda e documentação.

O que é o NIS?

O Número de Identificação Social é composto por 11 dígitos, com objetivo de identificar o cidadão que recebe o benefício social. O último dígito acaba sendo o parâmetro de ordem de classificação para liberação dos pagamentos. É por meio desse calendário que o Auxílio Brasil e Auxílio Gás, por exemplo, realizam os repasses.

continua depois da publicidade

O NIS só pode ser gerado:

  1. No banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  2. Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Caso a pessoa tenha a carteira de trabalho, o governo utilizará o mesmo número do PIS (Programa de Integração Social) como NIS. Não tem esse documento? O número, por sua vez, será gerado a partir do CNIS.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade