Inscrição no CadÚnico garante acesso a quais benefícios?

O registro no CadÚnico é apenas um dos critérios de diferentes benefícios nacionais, estaduais e municipais. Entre eles está o Auxílio Brasil.

O Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) é uma base de dados que reúne informações essenciais das famílias em situação de baixa renda por todo o país. A partir desse registro, pessoas vulneráveis socioeconomicamente podem ter acesso a vários programas sociais. Atualmente, o CadÚnico é critério para 15 benefícios.

continua depois da publicidade

Por meio da base de dados do governo, é possível implementar políticas públicas a níveis nacional, estadual e municipal. A ideia é garantir que esses cidadãos tenham acesso a melhores condições de vida. O CadÚnico, no entanto, é apenas o ponto de partida para a distribuição de auxílios.

O que é preciso para se inscrever no CadÚnico

Para fazer o cadastro, a família precisa ter um Responsável Familiar (RF), com idade mínima de 16 anos. De acordo com as regras, o ideal é que o RF seja uma mulher. Essa pessoa deve se certificar de que está dentro dos requisitos exigidos pelo CadÚnico:

Leia também
  • Renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 606 atualmente) por pessoa; ou
  • Renda familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636 atualmente).

Então, o responsável precisa procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município para fazer o registro. Nesse posto de atendimento, o RF deve apresentar:

continua depois da publicidade
  • Seu CPF ou Título de Eleitor;
  • Pelo menos um documento de identificação de cada membro da família;
  • Comprovante de endereço (não obrigatório).

Quais benefícios utilizam o CadÚnico

Como já informado, o CadÚnico pode ser porta de entrada para diferentes benefícios. No entanto, não basta estar registrada na base de dados. A família também precisa cumprir todos os requisitos do programa desejado para poder receber o direito. Assim, por meio do cadastro é possível obter:

Programas estaduais e municipais também costumam utilizar o CadÚnico como critério para pagamento de benefícios.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade