Muitos brasileiros estão frustrados com o dinheiro esquecido em bancos. Relatos de pessoas que tinham centavos ou poucos reais passaram a ser comuns. No entanto, existem outras opções de saque para os trabalhadores.
Lembrando que nem todas as pessoas possuem dinheiro esquecido nos bancos. Para fazer a verificação, é preciso entrar na página Valores a Receber do Banco Central e seguir as instruções contidas por lá.
Opções de saque para os trabalhadores
No momento, o governo federal disponibiliza três opções de saque para os trabalhadores. Veja quais são:
Abono atrasado do PIS/Pasep
Os trabalhadores formais que exerceram atividade remunerada no ano-base de 2019 e que não sacaram o dinheiro do abono PIS/Pasep terão uma segunda chance. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, será possível pedir o dinheiro até o dia 31 de março de 2022.
Para solicitar o abono PIS/Pasep atrasado, o interessado possui as seguintes formas:
- Telefone 158 (Central Alô Trabalhador);
- Em alguma superintendência do Ministério do Trabalho;
- Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS);
- Pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br. É preciso substituir o “uf” pela sigla do seu estado. Exemplo: São Paulo é “sp”.
Cotas do PIS/Pasep
De acordo com o governo federal, quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 poderá sacar as cotas do PIS/Pasep. A verificação pode ser realizada no aplicativo do FGTS (Android e iOS).
O governo federal estima que cerca de R$ 23 bilhões poderão ser sacados, sendo que 10,5 milhões de pessoas possuem direito ao dinheiro. O saque poderá ser feito até o ano de 2025. Depois disso, o recurso retornará aos cofres públicos.
Saque-aniversário do FGTS
Por fim, ainda existe a opção de o trabalhador obter dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), sem que seja demitido ou precise comprar um imóvel. No caso, estamos falando do saque-aniversário do FGTS.
A modalidade permite que o trabalhador obtenha os recursos de sua conta do FGTS de forma anual. Os pagamentos ocorrem sempre no mês aniversário do trabalhador. A inscrição é por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS).