FGTS: trabalhadores perdem direitos caso optem pelo saque-aniversário?

Saque-aniversário do FGTS permite que trabalhador receba valores anualmente do fundo. No entanto, há direito perdido no processo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) oferece a modalidade de saque-aniversário. No entanto, ao aderir, o trabalhador fica submetido a uma nova regra. Confira quais direitos são perdidos caso os trabalhadores optem pelo saque-aniversário do FGTS.

continua depois da publicidade

Ao contrário das outras opções de saque, a modalidade de aniversário é a única que permite resgates regulares e anuais. Para muitos trabalhadores, é vantajoso receber o dinheiro de forma constante e não apenas em caso de necessidade.

Saque-aniversário do FGTS: direitos perdidos

Se o trabalhador aderir ao saque-aniversário do FGTS, ele não terá direito de sacar o dinheiro restante do fundo caso seja demitido sem justa causa. Por outro lado, o seguro-desemprego continua sendo mantido, pois parte dos recursos estão atrelados ao PIS.

Leia também

Além disso, todas as demais opções que permitem o saque do FGTS continuam valendo. Ou seja, se a pessoa se aposentar, adoecer de forma grave ou for comprar uma casa própria, o dinheiro do fundo poderá ser sacado normalmente.

continua depois da publicidade

Por fim, é válido ressaltar que, mesmo com a demissão, o saque-aniversário continuará a ser pago anualmente ao trabalhador, desde que haja saldo na conta do FGTS. Portanto, os repasses só serão encerrados se a pessoa deixar a modalidade ou o dinheiro acabar.

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS pode ser aderido de forma online por meio aplicativo do FGTS (Android e iOS):

  • Após baixar o aplicativo, entre com seu login e conta do FGTS (se não tiver, é possível criar uma conta nova de graça);
  • Após entrar, vá em “Meu FGTS”;
  • Depois, clique na opção “Saque-aniversário”;
  • As informações do saque-aniversário e as regras estarão disponíveis.
  • Leia todos os detalhes. Caso queira prosseguir, clique em “concordo”;
  • Em seguida, vá na opção “aderir saque-aniversário”.

Com a adesão, a Caixa Econômica Federal fará os repasses do saque-aniversário no mês de nascimento. O valor do repasse varia de acordo com a quantia de dinheiro da conta. Quanto maior o saldo, mais dinheiro pode ser liberado.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade