Auxílio Brasil bloqueado: veja motivos e saiba como contestar

O Auxílio Brasil pode ser bloqueado se os dados da família beneficiária estejam incorretos ou desatualizados ou se essa deixa de cumprir algum critério.

A segunda rodada do Auxílio Brasil de 2022 está em andamento e deve ser encerrada no dia 25 de fevereiro (sexta-feira). No entanto, não é garantido que quem recebeu a primeira vai receber a nova cota. Nem quem conseguiu a atual terá direito à próxima. Isso porque, mensalmente, é realizada uma revisão que pode bloquear o benefício.

continua depois da publicidade

Tipos de revisão do Auxílio Brasil

O cancelamento da inscrição no programa depende de três critérios. Os cadastros são reanalisados mensalmente antes do pagamento da nova parcela. Sendo assim, o bloqueio do Auxílio Brasil pode acontecer em casos de:

    Leia também
  • Revisão cadastral: leva em conta a atualização dos dados dentro dos requisitos do CadÚnico. As famílias que estiverem com informações desatualizadas por dois anos ou mais serão convocadas para confirmação ou retificação dos dados;
  • Averiguação cadastral: verifica a consistência dos dados existentes no registro. Havendo inconsistências, os beneficiários deverão corrigir suas informações para manterem os pagamentos ativos;
  • Revisão de elegibilidade: confirma se a família continua cumprindo todas as exigências do Auxílio Brasil. Aquelas que estiverem de fora dos critérios terão o benefício bloqueado.

O que fazer se o Auxílio Brasil for bloqueado

Caso o beneficiário tenha sido pego em alguma das situações listadas acima, é necessário realizar a atualização ou correção das informações na prefeitura. O Responsável Familiar (RF) deve comprovar que a família é elegível ao apresentar a documentação de todos os membros:

  • CPF ou Título de Eleitor (apenas do RF);
  • Documento de identificação (de cada um);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver).

Ao perceber que o saque da parcela não foi autorizada, o beneficiário deve entrar com recurso junto ao coordenador do programa no seu município. Esse servidor terá 30 dias para analisar o pedido e dar a resposta. O prazo começa a contar a partir da realização do protocolo de desbloqueio do Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade