CadÚnico: saiba como se inscrever e consultar seu Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações dos beneficiários para distribuição de recursos na área de assistência social.

O Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) é porta de entrada para diversos benefícios sociais pagos pelo governo federal. Em 2022, o registro passou por alterações após atualização do salário mínimo. Por isso, é importante conferir seus dados. Veja como se inscrever e consultar o CadÚnico 2022.

continua depois da publicidade

O Cadastro Único foi criado para que a distribuição de recursos na área de assistência social seja feita de forma correta, atendendo aos cidadãos de direito. Assim, após analisar a situação do beneficiário, o governo consegue alocar a pessoa no melhor programa social de acordo com o seu perfil.

Consulta do CadÚnico pelo CPF

O beneficiário possui três maneiras de realizar a consulta. A primeira delas é no site do Cadastro Único. A segunda é pelo aplicativo Meu CadÚnico, que está disponível para smartphones de sistemas Android ou iOS.

Leia também

Em ambos os casos, o interessado deve acessar por meio do número do CPF (login) e a senha é a que foi registrada na conta do gov.br. Caso a pessoa não tenha registro no gov.br, será preciso criar a sua conta gratuitamente.

continua depois da publicidade

Ainda existe a possibilidade de fazer uma ligação para o telefone 0800 707 2003, que é a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento da maior parte dos programas sociais do CadÚnico.

A partir da atualização do salário mínimo, o CadÚnico 2022 passou a aceitar famílias que possuem uma renda um pouco maior do que a do ano passado. Por isso, veja quem pode se registrar:

  • Famílias que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa (atualmente corresponde a R$ 606);
  • Famílias que possuam uma renda total mensal de até três salários mínimos (atualmente somam R$ 3.636);
  • Pessoa que, mesmo com renda superior aos três salários mínimos, cumpra os requisitos previstos.

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

O registro deve ser solicitado, apenas de forma presencial, em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo. Lá, o interessado deve apresentar o CPF ou Título de Eleitor. Além disso, o governo exige que ao menos um documento de cada familiar da casa seja levado.

continua depois da publicidade

Nos casos dos familiares, serão aceitos um dos documentos abaixo:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (caso seja o perfil da família).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade