Seguro-desemprego 2022: governo atualiza tabela anual de valores

Governo federal divulgou a tabela atualizada do seguro-desemprego 2022. Para solicitar o benefício, é preciso atender alguns requisitos.

O seguro-desemprego é um dos benefícios garantidos por meio da Seguridade Social, que tem o objetivo de oferecer assistência financeira temporária ao trabalhador demitido sem justa causa. Confira a tabela atualizada do seguro-desemprego para 2022.

continua depois da publicidade

O método de pagamento continua o mesmo, que pode ser em três, quatro ou cinco parcelas, dependendo da quantidade de vezes que o benefício foi solicitado e também do período trabalhado.

Tabela do seguro-desemprego 2022

A tabela seguro-desemprego 2022 passou a valer a partir do dia 11 de janeiro. O valor mínimo do benefício não será inferior ao valor do salário mínimo, cujo valor no ano de 2022 é de R$ 1.212,00. Para atualização das demais faixas salariais, foi levado em consideração o número índice do INPC do ano de 2021 calculado e divulgado pelo IBGE, que foi de 10,16%.

Leia também

Dessa maneira, o valor do benefício será entre R$ 1.212,00 e 2.106,08. Confira o método de calcular o benefício:

continua depois da publicidade
tabela seguro desemprego

Foto: Divulgação / Governo Federal

 

Para calcular o valor das parcelas do trabalhador formal, será levada em conta uma média dos salários dos três meses anteriores à data da dispensa.

Quem recebe o seguro-desemprego 2022?

O seguro-desemprego é pago ao trabalhador formal que tenha sido demitido sem justa causa, desde que cumpra os requisitos abaixo:

  • Tenha trabalhado de carteira assinada entre seis e 12 meses (conforme determina lei);
  • Não pode ter outra fonte de renda na família;
  • Não receber qualquer benefício previdenciário contínuo, com exceção de auxílio suplementar, auxílio-acidente e abono de permanência em serviço.

Os pagamentos do seguro-desemprego 2022 serão realizados após o trabalhador fazer o pedido de forma online, no aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS), ou pelo telefone 158. Cada estado ainda possui um número próprio.

continua depois da publicidade

Após finalizar a solicitação, o trabalhador pode acompanhar o processo de liberação do benefício pela plataforma escolhida. Nela, será possível acessar quantas parcelas serão pagas, a data que o benefício será liberado e o valor da parcela.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade