O governo federal confirmou a concessão de, pelo menos, 5 benefícios sociais para o ano de 2022. Dentre os valores que serão repassados estão os benefícios do FGTS, INSS e abono PIS/Pasep.
- CadÚnico: quais critérios podem excluir famílias do Cadastro Único?
- Simples Nacional 2022: governo abre prazo para adesão; saiba quem pode
A seguir, confira os critérios para acessar os 5 benefícios confirmados para pagamento em 2022.
Benefícios sociais que serão pagos em 2022
Pagamentos do INSS
Já foi divulgado o calendário de pagamentos do INSS para o ano de 2022. Os valores são correspondentes aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social que recebem aposentadoria, BPC ou pensão.
O pagamento do mês de janeiro de 2022 já terá como base o novo salário mínimo. Atualmente, de acordo com dados do instituto, são aproximadamente 36 milhões de pessoas que dependem dos pagamentos do INSS.
Auxílio Gás
Esse benefício, denominado de “Gás para os brasileiros”, vai conceder, a cada dois meses, o valor de R$ 52, que representa 50% da média nacional do preço de botijão de gás de 13kg. O pagamento começará a ser realizado, de forma oficial, no dia 18 de janeiro de 2021. Para acessar o benefício, é preciso ter inscrição no Cadastro Único.
É importante lembrar que o governo federal já liberou o benefício, em caráter especial, no mês de dezembro, para os moradores da Bahia e de Minas Gerais, estados atingidos por fortes chuvas.
Auxílio Brasil
Para acessar o Auxílio Brasil, é preciso, inicialmente, ter inscrição no CadÚnico. Hoje são mais de 17 milhões de pessoas que têm direito ao novo Bolsa Família.
Após o depósito do valor, os beneficiários têm até 120 dias para retirar o dinheiro em espécie. É possível fazer o resgate ainda usando o Cartão Cidadão ou o cartão do Bolsa Família. Veja o calendário completo de pagamento para 2022.
FGTS
A modalidade de saque-aniversário FGTS 2022 já começou. Os repasses para quem nasceu no mês de janeiro já estão disponíveis e podem ser sacados até o dia 31 de março de 2021.
O saque-aniversário do FGTS é a forma de pagamento onde o trabalhador recebe uma parcela do saldo das suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no mês de nascimento.
Abono PIS/Pasep
Muitos beneficiários estão na expectativa para liberação do pagamento do abono salarial PIS/Pasep. É que no ano de 2021, que tinha com base o ano de 2020, os pagamentos não foram liberados.
Dessa forma, os pagamentos serão disponibilizados conforme a data de nascimento do beneficiário (veja o calendário). Terão direito ao benefício quem estiver incluído nos seguintes critérios:
- Ter inscrição no PIS ou no Pasep há mais de cinco anos;
- Receber até dois salários mínimos no ano-base;
- Ter atuado por, no mínimo, 30 dias com carteira assinada no ano de referência;
- Inscrição na RAIS.