O governo federal costuma exigir que os beneficiários de benefícios sociais tenham um documento específico para poderem ser inscritos: o Número de Identificação Social (NIS). Veja para que serve e como consultar o NIS pelo CPF.
- IBM abre mais 700 vagas de emprego para diversos níveis
- Calendário abono PIS/Pasep 2022: governo apresenta datas de pagamento
O NIS é fundamental para a inscrição no Cadastro Único e, consequentemente, para ter acesso a programas como Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela e Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
O que é o Número de Identificação Social?
O Número de Identificação Social (NIS) é composto por 11 dígitos e serve para identificar qual pessoa está recebendo o benefício. Além disso, o último dígito geralmente é utilizado como ordem de classificação para pagamentos. O calendário do Auxílio Brasil utiliza essa lógica para realizar os repasses.
O NIS só pode ser gerado de duas maneiras:
- Banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Portanto, se a pessoa tiver carteira de trabalho, o governo utilizará o mesmo número do PIS (Programa de Integração Social) para o NIS. Caso a pessoa não tenha carteira, o número será gerado pelo CNIS.
NIS: como fazer a consulta pelo CPF e outras maneiras
Se a pessoa tiver uma Carteira de Trabalho, é possível localizar o NIS de forma bem simples. Basta abrir o seu documento na versão física ou online e verificar o seu número do Programa de Integração Social (PIS). Como informado, O NIS e o PIS compartilham o mesmo registro.
Se você não tiver acesso à sua Carteira de Trabalho ou nunca tirou o documento, ainda é possível consultar o número de outras maneiras:
- Cartão Cidadão: no Cartão Cidadão está impresso o NIS do usuário;
- Meu INSS: a consulta pode ser feita pelo CPF. Digite o número e a senha do gov.br;
- Meu CadÚnico: no site é possível consultar o NIS ao informar o seu nome, nome da mãe, data de aniversário e cidade.
Se a pessoa ainda não tiver o NIS, é possível obter o seu número de forma gratuita e simples. Vá até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Lá é preciso estar com seu CPF e um comprovante de renda.