Revisão da aposentadoria: o que fazer se o valor vier abaixo do previsto?

Revisão da aposentadoria pode fazer com que o beneficiário receba valores maiores. Saiba como recorrer ao INSS.

A aposentadoria é um direito de todo trabalhador que contribuiu com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao longo de sua vida. Também é paga em casos específicos previstos em lei. No entanto, muitos beneficiários, não recebem os valores adequados. Veja como fazer a revisão da aposentadoria.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que os valores pagos pelo INSS são determinados de acordo com o salário mínimo. Atualmente, os aposentados recebem ao menos R$ 1.100,00, mesmo valor do piso nacional. Por outro lado, o teto em 2021 é de R$ 6.433,57. É provável que em 2022 os números sejam modificados devido à inflação.

Revisão da aposentadoria: como fazer

Antes de pedir a revisão da aposentadoria, reúna todos os seus documentos e extratos ao longo do ano relacionados ao tema. Entre eles, é fundamental ter os comprovantes de pagamento ao INSS e os de vínculo empregatício. Além disso, lembre-se de ter a carta de concessão do benefício, emitida pelo instituto.

Com os documentos em mãos, entre em contato com o INSS ou procure a ajuda de um advogado especialista na área para auxiliar no assunto. Faça todas as contas necessárias e explique a situação ao INSS.

continua depois da publicidade

Uma nova análise será feita. Se for encontrado algum erro, o INSS atualizará os seus valores e repassará o montante que estava faltando. Caso contrário, será necessário que o aposentado entre com um recurso na Justiça para provar sua situação. No segundo caso, todo o histórico será levantado pela Justiça, de forma independente.

Vale lembrar que a previdência passou por muitas mudanças ao longo dos anos, sendo a mais significativa, a reforma realizada em 2019. Portanto, contribuições podem ter sido desconsideradas ou ter sido encaixadas em modalidades diferentes. Por isso, é tão importante, verificar seus dados e documentos, para depois provar que você está com a razão.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade