NIS: saiba como consultar o seu Número de Identificação Social

Os brasileiros que recebem auxílios do governo federal são identificados pelo NIS. Veja como consultar o seu Número de Identificação Social.

Para garantir acesso aos benefícios sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela e Tarifa Social de Energia Elétrica, o cidadão precisa ter o Número de Identificação Social. Confira, a seguir, como consultar o seu NIS.

continua depois da publicidade

O que é o Número de Identificação Social?

O NIS é um número de registro dos cidadãos que têm direito a receber benefícios sociais. O número é composto por 11 dígitos e essa identificação pode ser gerada de duas formas:

    Leia também
  • Banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Dessa forma, os números referentes ao NIS e o PIS (Programa de Integração Social) são os mesmos. A diferença entre os dois é apenas a forma e origem de emissão da numeração. Por meio do PIS/NIS, o cidadão garante acesso aos programas sociais do governo federal, mesmo que ainda não possua vínculos trabalhistas.

Quem já possui o cadastro do NIS, ao ter qualquer registro profissional na carteira, manterá o mesmo número.

continua depois da publicidade

Como consultar o seu NIS?

Para quem possui a Carteira de Trabalho, pode localizar o número do NIS na primeira página do documento. Como informado anteriormente, o Número de Identificação Social é o mesmo número do Programa de Integração Social (PIS).

Além disso, o número do NIS pode ser localizado no Cartão Cidadão do beneficiário, ou em outros canais via internet:

  • Meu INSS: quem preferir, poderá consultar o NIS pelo CPF. No entanto, é preciso ter a senha do gov.br cadastrada para liberar o ingresso aos serviços digitais do Governo Federal;
  • Meu CadÚnico: por meio do aplicativo também é possível consultar o seu Número de Identificação Social (NIS).

Caso o cidadão não possua ainda o número do NIS, é preciso realizar seu cadastro social. Compareça em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu munícipio, com seus documentos pessoais e comprovantes de renda.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade