É possível que, em breve, novos beneficiários sejam incluídos no Auxílio Brasil (novo Bolsa Família). Por isso, saiba como fazer e atualizar a inscrição. Lembrando que, atualmente, apenas os antigos inscritos no Bolsa Família receberam a primeira remessa de pagamentos.
- Nubank lança novo tipo de empréstimo; veja como contratar
- Qual é o prazo para renovar CNH vencida? Confira novo calendário
A expectativa é de que os pagamentos de dezembro já incluam outras famílias. O programa social de transferência de renda já tem repasses 20% superior ao Bolsa Família. A expectativa é que, após sanção da PEC dos Precatórios, o valor chegue aos R$ 400 prometidos.
Auxílio Brasil: como atualizar a inscrição?
Para ser aceito no novo programa social, o primeiro passo é ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico). Contudo, isso não garante o recebimento do Auxílio Brasil. Os beneficiários do Bolsa Família foram transferidos de forma automática e apenas eles receberam os valores no mês de novembro.
Agora, no mês de dezembro, existe a expectativa de inclusão de quase 3 milhões de pessoas que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Os pagamentos serão iniciados a partir do dia 10 de dezembro de 2021.
Veja quem pode ser incluído no novo programa:
- Membro de família com renda mensal de até meio salário mínimo per capita (por pessoa);
- Membro de família com renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
- Quem mora sozinho;
- Família com pessoas em situação de rua.
CadÚnico
Para se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal, o interessado precisa comparecer até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no seu município, com os documentos pessoais em mãos.
No ato de solicitação, também devem ser apresentados os documentos de cada pessoa da família:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena, caso seja componente de família indígena.
Para sanar possíveis dúvidas, entre em contato com a Caixa Econômica Federal, no número 0800 707 2003. A instituição é responsável pelos pagamentos de programas sociais do governo.