Auxílio Brasil: quando vou receber? E o valor? Veja como consultar pelo seu CPF

Para verificar a situação dos cadastros e valores pelo CPF, o Ministério da Cidadania lançou uma plataforma para consultas: aplicativo Auxílio Brasil.

O sucessor do extinto Bolsa Família, Auxílio Brasil, já começou a ser pago pela Caixa. Mesmo com a novidade, as datas de repasses seguem o mesmo cronograma estabelecido anteriormente: sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Mas você já sabe se tem direito às parcelas do Auxílio Brasil? É possível consultar a situação pelo CPF.

O Ministério da Cidadania informou que existem inúmeros canais de atendimento relacionados ao programa. Dessa forma, os beneficiários podem consultar a elegibilidade do benefício por meio de terminais de atendimento, lotéricas, agências do banco e correspondentes Caixa Aqui. Também existem outros meios que não são presenciais.

A consulta do Auxílio Brasil pode ser realizada pelo Atendimento Caixa ao Cidadão pelo telefone 111 e, também, pela Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, discando 121. Fora isso, o governo federal concedeu o acesso às informações do Auxílio Brasil diretamente por meio da internet, bastando apenas informar os dígitos do CPF.

Existem duas principais ferramentas para consulta do benefício: aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem. Em nossa matéria, você confere como funciona cada um deles. Ambos, inclusive, podem ser baixados em celulares com sistemas Android ou iOS. O app do Auxílio Brasil é uma versão atualizada da antiga plataforma do Bolsa Família.

Consultar Auxílio Brasil pelo CPF: app do benefício

No momento, o benefício médio do Auxílio Brasil gira em torno de R$ 220. A meta de governo é de garantir parcelas permanentes de R$ 400 para todos os inscritos no programa, mas a mudança depende da PEC dos Precatórios. Ela já foi aprovada na Câmara dos Deputados e seguirá ao Senado para novas análises do texto.

O governo federal também pretende incluir mais beneficiários nos repasses do Auxílio Brasil, garantindo um total de 17 milhões de contemplados. Até porque somente os antigos inscritos do Bolsa Família (14,6 milhões) possuem, até então, direito aos pagamentos do novo programa.

Para verificar a situação dos cadastros e valores, o Ministério da Cidadania lançou uma plataforma específica para consultas: aplicativo Auxílio Brasil. Ele ficou no lugar do antigo app do Bolsa Família e, para conferir a elegibilidade e outras informações, os beneficiários precisam informar os dígitos do CPF dentro da plataforma.

Saiba como funciona o primeiro acesso ao aplicativo Auxílio Brasil:

  • Caso você ainda não tenha em seu celular, instale o aplicativo Auxílio Brasil. Ele está disponível para celulares com sistemas Android ou iOS. Para aqueles que já tinham o app do Bolsa Família instalado, ocorreu a atualização automática e não haverá necessidade de baixar novamente;
  • Após a instalação, os interessados devem abrir o aplicativo e tocar em “Acessar”;
  • É possível usar a ferramenta de duas maneiras diferentes: por meio da senha cadastrada no Caixa Tem ou com o código de outras plataformas (app antigo do Bolsa Família, FGTS e Caixa Trabalhador);
  • Caso você não tenha senha em nenhuma das opções listadas acima, será necessário fazer um breve cadastro no aplicativo Auxílio Brasil. Os interessados devem tocar no botão “cadastre-se” e, em seguida, informar dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Feito isso, vai ser preciso inserir a senha que deseja criar no app;
  • A nova senha deve ser numérica e não pode ser igual ao CPF ou data de nascimento. Ela precisa ter pelo menos seis dígitos, sem repetições em sequência com mais de dois números;
  • Após definir a nova senha, acesse a caixa de mensagem do e-mail informado no cadastramento. O banco, por meio do endereço [email protected], enviará uma mensagem de confirmação. Abra o conteúdo e clique no link azul;
  • Feito isso, o seu e-mail será automaticamente confirmado pelo sistema da Caixa;
  • Volte ao app do Auxílio Brasil e faça o login com os dados cadastrados, ou seja, CPF e senha;
  • Após realizar esses procedimentos, você terá acesso a todas as informações de seu benefício, como calendário de pagamentos, saldo, valores disponíveis e assim por diante.

Quem já tem conta no Caixa Tem poderá acessar as informações diretamente por meio do aplicativo. O banco disponibilizou um tutorial sobre como é possível consultar saldo e extrato na ferramenta. Acompanhe:

Serviços disponíveis no app do Auxílio Brasil

Assim que você já estiver logado no aplicativo Auxílio Brasil, será possível acessar inúmeros recursos dentro da plataforma. Confira alguns deles:

  • Consultar elegibilidade e valor das parcelas do “novo” Bolsa Família”;
  • Verificar todas as datas do calendário de pagamentos;
  • Acompanhar as informações de transferências realizadas nos últimos 12 meses;
  • Tirar todas as dúvidas sobre o Auxílio Brasil e conferir dicas a respeito do novo programa.

Outras informações, além do mais, também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 726 0207.

Leia também

você pode gostar também