ID Jovem: confira regras, quem tem direito e como pedir o benefício

De acordo com o governo federal, pessoas entre 15 e 29 anos podem solicitar a ID Jovem. É exigido que o beneficiário esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Além da carteirinha de estudante, jovens de baixa renda de todo o Brasil podem pedir a ID Jovem. O documento dá direito à meia-entrada para eventos culturais ou esportivos. Confira as regras e como pedir a ID Jovem.

continua depois da publicidade

A ID Jovem foi uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Estima-se que cerca de 1 milhão de carteirinhas foram liberadas no ano de 2020. Em 2021, o número vem aumentando.

ID Jovem: como funciona

De acordo com o governo federal, pessoas entre 15 e 29 anos podem solicitar a ID Jovem. É exigido que o beneficiário esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e que faça parte de famílias com renda de até dois salários mínimos por mês.

Ao contrário da carteirinha de estudante, a ID Jovem não exige que a pessoa esteja matriculada em alguma instituição de ensino.

continua depois da publicidade

Como pedir a ID Jovem

Para pedir o novo documento, é preciso que o interessado cumpra os requisitos estabelecidos pelo governo. Depois, é só baixar o aplicativo da ID Jovem (Android e iOS) e fazer o cadastro com os seus dados pessoais (nome completo, nome da mãe, data de nascimento).

Vale lembrar que é necessário que o Cadastro Único esteja atualizado e que a pessoa tenha o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. Se os dados estiverem corretos, o documento será criado.

continua depois da publicidade

Como utilizar a ID Jovem

A carteirinha da ID Jovem pode ser impressa ou mesmo utilizada em formato digital, ao abrir o aplicativo. Além dela, é necessário que a pessoa apresente um documento de identidade para garantir a meia-entrada.

Além de eventos, a carteirinha oferece 50% de desconto em passagens rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias. No entanto, existe limite de duas vagas por transporte. No caso de falta de vagas, a empresa é obrigada a indicar o horário mais próximo que haja disponibilidade.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade