Auxílio Brasil: veja como consultar a 1ª parcela pelo CPF

Beneficiários poderão consultar se terão direito ao Auxílio Brasil e qual o valor da parcela.

O novo Bolsa Família, intitulado de Auxílio Brasil, teve seu pagamento iniciado na última quarta-feira (17/11). O Ministério da Cidadania (MC) informou que os beneficiários poderão consultar sua elegibilidade e o valor do benefício.

continua depois da publicidade

A verificação poderá ser feita de algumas formas:

  • Terminais de autoatendimento, lotéricas, agências e correspondentes Caixa Aqui;
  • Atendimento Caixa ao Cidadão, ou seja, pelo telefone 111;
  • App Auxílio Brasil, que substituirá o app Bolsa Família.
  • Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, discando 121;
  • Aplicativo Caixa Tem, com login e senha cadastrados na plataforma.

Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF

De acordo com o Ministério da Economia, no novo programa serão incluídos todos os beneficiários do Bolsa Família (14,6 milhões de pessoas). Além disso, a ideia é incluir mais 2,4 milhões de brasileiros no programa.

Quem recebia o benefício original poderá consultar o Auxílio Brasil pelos canais de atendimento da Caixa. Ou seja, app Caixa Tem, terminais de autoatendimento, lotéricas, agências e correspondentes Caixa Aqui. A consulta também pode ser feita por meio do Atendimento Caixa ao Cidadão, ou seja, pelo telefone 111.

Em qualquer dos casos, os interessados devem informar os dígitos do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). A exceção reside ao app do Caixa Tem. Até porque, para usar a plataforma, basta informar login e senha anteriormente cadastrados no sistema.

continua depois da publicidade

O Ministério da Cidadania também disponibilizará um app específico do Auxílio Brasil. No momento, ele está apenas disponível para celulares com sistema Android. Entretanto, a pasta ampliará o acesso ao longo dos próximos dias.

A consulta pelo app do Auxílio Brasil poderá ser feita utilizando o CPF do beneficiário e a senha cadastrada em outros aplicativos da Caixa. Depois de baixar o app no celular, quem ainda não possui cadastro deverá preencher o formulário e efetuar a inscrição.

Já quem tem o registro, mas não lembra a senha, precisa selecionar "Recuperar senha" e seguir os passos. Assim que o beneficiário estiver logado, poderá acessar uma série de funções relativas ao Auxílio Brasil, como:

continua depois da publicidade
  • Consultar valor do benefício;
  • Verificar o calendário de pagamentos;
  • Conferir informações das transferências dos últimos 12 meses;
  • Tirar dúvidas e encontrar dicas sobre o programa.

Outras informações também podem ser obtidas ligando para 0800 726 0207.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade