Abono salarial PIS/Pasep: veja quem poderá fazer o saque do benefício em 2022

O abono salarial PIS/Pasep 2022 pode ser pago em dobro, somando os valores de 2020 e 2021. As regras do benefício continuam as mesmas.

Depois de ser adiado, o abono salarial PIS/Pasep deve ser pago em 2022. Esse benefício é devido aos trabalhadores formais, sejam eles da área pública ou privada. No entanto, existem regras para fazer o saque dos valores.

continua depois da publicidade

O dinheiro, que é depositado no Fundo de Amparo ao Trabalhador, é depositado em parcela única de acordo com o calendário estipulado. Normalmente, as transferências acontecem entre julho de um ano e junho do outro.

O abono salarial PIS/Pasep leva em consideração o tempo trabalhado no ano-base. Por exemplo, os valores relativos a 2019 começaram a ser pagos em julho de 2020 e terminaram em junho de 2021, sendo o teto do benefício um salário mínimo.

Quem pode fazer o saque do abono salarial PIS/Pasep em 2022

Para o próximo ano, existe a possibilidade de um pagamento em dobro. Isso porque os depósitos relativos a 2020 deveriam ter sido iniciados em julho de 2021, mas foram adiados por causa da pandemia.

continua depois da publicidade

Sendo assim, os valores do ano passado e deste ano devem ser pagos juntos em 2022. De acordo com as regras do abono salarial PIS/Pasep, poderão fazer o saque os trabalhadores que:

  • Estejam registrados no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tenham trabalhado por 30 dias, pelo menos, no ano-base do saque;
  • Possuam ganhos mensais médios de até dois salários mínimos;
  • Sejam inscritos na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Quem faz os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep

A lei define que os depósitos do PIS são feitos para trabalhadores da iniciativa privada por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). O saque desse benefício requer que o cidadão vá até uma agência da CEF e apresente seu documento de identidade.

continua depois da publicidade

Também há a possibilidade de fazer a retirada em espécie por meio de casas lotéricas ou até em postos de autoatendimento. Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações deve entrar em contato com a caixa pelo telefone 0800-726-0207.

Já o abono salarial Pasep é transferido pelo Banco do Brasil (BB) para servidores públicos. Para realizar o saque, os beneficiários devem ir até um caixa eletrônico do BB. É possível sanar dúvidas por meio do telefone 0800-729-0001.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade