Inscrição no CadÚnico será pré-requisito para receber o Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil deve ser o substituto do programa Bolsa Família. Os beneficiários devem ter inscrição no CadÚnico atualizada.

O substituto do Bolsa Família deve ser chamado de Auxílio Brasil, como já vem sendo especulado há alguns meses.  O novo programa de distribuição de renda garante que terá uma maior abrangência de beneficiários e um valor maior que o atual. Para ter direito ao benefício, no entanto, será necessário ter inscrição no CadÚnico.

continua depois da publicidade

Isso porque, mesmo sem lançamento oficial, o governo já sinalizou que deverá usar o CadÚnico como pré-requisito para concessão do benefício. Os inscritos do Bolsa Família geralmente já fazem parte dessa base de dados.

Auxílio Brasil e CadÚnico

O Cadastro Único é a porta de entrada para garantir acesso aos programas sociais do governo, sejam eles municipais, estaduais ou federais. É por meio do CadÚnico, por exemplo, que o cidadão pode ter acesso ao Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Emergencial e, futuramente ao Auxílio Brasil.

Estar cadastrado no CadÚnico não vai garantir o acesso imediato ao novo benefício, mas é o primeiro passo para o seu acesso. Por isso, mantenha o seu cadastro atualizado. Caso não tenha, faça o seu.

continua depois da publicidade

Como se inscrever no CadÚnico?

Para realizar sua inscrição no CadÚnico, é necessário que o interessado compareça até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em seu município. Um membro da família fará o cadastramento, desde que possua no mínimo 16 anos, tenha CPF ou título de eleitor. A pessoa é chamada de responsável familiar.

Será preciso que ela leve seus documentos (CPF ou título de eleitor), além dos seguintes documentos de cada membro da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (casos seja o caso).

Caso já tenha cadastro, é possível verificar se os dados estão atualizados. Consulte diretamente no aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android).

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade