Inscrições no CadÚnico não podem ser suspensas ou bloqueadas; entenda

Ministério da Cidadania decidiu que os inscritos no CadÚnico não poderão ter seus benefícios bloqueados nos próximos meses. Em contra partida, novas inscrições estão impedidas.

Nesta quinta-feira (07/10), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria 628 que suspende, por mais 120 dias, a gestão e operacionalização do CadÚnico. Isso significa que os benefícios não poderão ser bloqueados pelos próximos quatro meses.

continua depois da publicidade

Além disso, não poderão ser feitos novos cadastros na base de dados nesse período. A decisão do Ministério da Cidadania (MC) também vale para o programa social Bolsa Família. A justificativa da pasta é a pandemia de COVID-19.

Por que a inclusão e exclusão de beneficiários está parada?

De acordo com o MC, a medida deve ajudar a evitar aglomerações e exposição das famílias assistidas ao coronavírus. O órgão informou ainda que o fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dificultam novas inscrições no CadÚnico.

Isso, somado à paralização das aulas presenciais, se torna um empecilho para confirmar que as crianças estão matriculadas. Esse é um dos critérios para a participação no Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Portanto, pelos próximos 120 dias, não haverá inclusões na base de dados e em seus programas. Em contrapartida, os atuais beneficiários também não poderão ser excluídos e receberão quatro meses de pagamento normal.

Verificação dos registros do CadÚnico também não acontecerá

Não apenas novos cadastros estão pausados, como a verificação dos já existentes também foram paralisadas. Ou seja, durante os 120 dias estabelecidos na portaria, não haverá:

  • Averiguação cadastral: checagem dos dados declarados pelas famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico;
  • Revisão cadastral: análise dos cadastros que não são atualizados há mais de dois anos para saber se ainda estão nos critérios de recebimento dos benefícios.

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.