Inscrições no CadÚnico não podem ser suspensas ou bloqueadas; entenda

Ministério da Cidadania decidiu que os inscritos no CadÚnico não poderão ter seus benefícios bloqueados nos próximos meses. Em contra partida, novas inscrições estão impedidas.

Nesta quinta-feira (07/10), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria 628 que suspende, por mais 120 dias, a gestão e operacionalização do CadÚnico. Isso significa que os benefícios não poderão ser bloqueados pelos próximos quatro meses.

continua depois da publicidade

Além disso, não poderão ser feitos novos cadastros na base de dados nesse período. A decisão do Ministério da Cidadania (MC) também vale para o programa social Bolsa Família. A justificativa da pasta é a pandemia de COVID-19.

Por que a inclusão e exclusão de beneficiários está parada?

De acordo com o MC, a medida deve ajudar a evitar aglomerações e exposição das famílias assistidas ao coronavírus. O órgão informou ainda que o fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dificultam novas inscrições no CadÚnico.

Isso, somado à paralização das aulas presenciais, se torna um empecilho para confirmar que as crianças estão matriculadas. Esse é um dos critérios para a participação no Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Portanto, pelos próximos 120 dias, não haverá inclusões na base de dados e em seus programas. Em contrapartida, os atuais beneficiários também não poderão ser excluídos e receberão quatro meses de pagamento normal.

Verificação dos registros do CadÚnico também não acontecerá

Não apenas novos cadastros estão pausados, como a verificação dos já existentes também foram paralisadas. Ou seja, durante os 120 dias estabelecidos na portaria, não haverá:

  • Averiguação cadastral: checagem dos dados declarados pelas famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico;
  • Revisão cadastral: análise dos cadastros que não são atualizados há mais de dois anos para saber se ainda estão nos critérios de recebimento dos benefícios.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade