Considerando que o valor para obter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é considerado alto para muitas pessoas, os estados de Goiás e Pará contam com iniciativas para abranger pessoas de baixa renda. A CNH Social conta com mais de 10 mil vagas abertas, somando as duas unidades da federação.
- Gás Social: Câmara aprova benefício mensal para famílias de baixa renda
- Abono PIS/Pasep poderá ter novo valor a partir de 2022; confira previsão
A CNH Social conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de ambos os estados. O interessado pode tirar a primeira habilitação, adicionar uma nova categoria ou mesmo fazer mudanças. Nos dois estados é necessário ter pelo menos 18 anos de idade.
CNH Social: como funciona em Goiás
No estado de Goiás, 5.010 oportunidades são oferecidas para pessoas com baixa renda. As inscrições começaram em setembro e vão ficar no ar até o dia 18 de outubro de 2021, no endereço eletrônico do Detran GO.
A CNH Social goiana conta com duas modalidades. Uma é para estudantes entre 18 e 25 anos de idade que fizeram o ensino médio inteiro na rede pública. A segunda é para quem sabe ler e escrever (área urbana ou rural) e que cumpra os critérios do Código Brasileiro de Trânsito.
CNH Social no Pará
As inscrições para a CNH Social no estado do Pará serão encerradas no dia 30 de setembro de 2021, com o registro sendo feito no site do Detran PA. Ao todo, são ofertadas 5 mil vagas, sendo três mil para a região metropolitana de Belém.
Do total de oportunidades para tirar a CNH, 10% são para Pessoas com Deficiência (PcD) e 30% para mulheres. Além disso, ainda existem 30% de vagas reservadas para estudantes, desde que possuam entre 18 e 25 anos, com ensino médio concluído.
Depois de ter sido aprovado nos critérios do Detran PA, o selecionado para obter a CNH possui um prazo para se matricular na autoescola. O período é entre 05 de outubro e 12 de novembro de 2021.