A criação do Auxílio Brasil foi anunciada pelo governo federal em agosto de 2021. O programa será o substituto do Bolsa Família e contará com mais pessoas inclusas. Além disso, o governo pretende subir os valores dos repasses e ofertar mais benefícios. Por isso, saiba como confirmar o cadastro no novo Bolsa Família.
- Bradesco abre novas vagas de emprego; veja cargos e mais detalhes
- Concurso IBGE: Censo terá início em junho de 2022, afirma presidente do instituto
Apesar do anúncio do programa ter sido feito, o governo federal ainda não chegou a um consenso sobre os valores do repasse. O Ministério da Economia trabalha com pagamentos de R$ 300. No entanto, existem dificuldades em encontrar os recursos necessários para os depósitos. Ao mesmo tempo, o presidente Jair Bolsonaro chegou a ventilar a possibilidade do valor ser superior a R$ 300.
Como confirmar cadastro e fazer inscrição no Auxílio Brasil
Como o Auxílio Brasil é o substituto do Bolsa Família, será necessário que o interessado esteja regularizado no Cadastro Único (CadÚnico) e deve estar em situação de pobreza ou extrema pobreza, conforme os critérios do programa.
Caso o interessado não faça parte do CadÚnico, é possível se registrar. Para isso, é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único da sua cidade. No local, é preciso estar com o CPF ou Título de Eleitor próprio e um dos seguintes documentos para os demais membros da família:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), para indígenas.
No CRAS ou no posto de atendimento, um funcionário público fará todos os procedimentos legais e depois informará a situação. Atualmente, a fila do Bolsa Família é de cerca de 1,2 milhão de pessoas.
Como consultar a inscrição no Cadúnico
Se você já está inscrito no Cadastro Único é possível verificar seus dados e atualizá-los por meio do aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android). Lá ainda é possível tirar dúvidas e ver diversos detalhes sobre o CadÚnico.
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, possui um número de telefone gratuito. Basta ligar para 0800 707 2003 de qualquer local do país.