Novo RG: todos os brasileiros serão obrigados a emitir o documento? Entenda

O novo RG tem como objetivo unificar os dados dos cidadãos, proporcionando maior praticidade e segurança; veja se todos os brasileiros serão obrigados a emitir o documento atualizado.

Com a implementação do novo RG (Registro Geral) no final de 2020, muitas pessoas estão na dúvida se serão obrigadas a emitir o documento atual e se há uma data limite para isso.

continua depois da publicidade

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento cujo objetivo é unificar os dados dos cidadãos brasileiros de forma mais prática e segura. Ela será emitida em um modelo único, válido em todo o território nacional e além, e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação.

O novo RG também contará com uma versão digital, acessível por meio do aplicativo Gov.br, assim que o documento tiver sido devidamente emitido. Além disso, a CIN apresentará elementos de segurança, como um QR Code e um código internacional, facilitando a entrada em países do Mercosul. Entenda a seguir as principais mudanças no documento e se é obrigatório emiti-lo.

Quais as mudanças no novo RG?

Leia também

Além da versão digital, o novo Registro Geral (RG) apresenta várias outras mudanças significativas, como:

continua depois da publicidade
  • Padronização: a CIN terá um formato único em todo o país, proporcionando maior uniformidade no documento.
  • Versão digital: como mencionado, o novo RG será emitido também em formato digital, acessível por meio do portal Gov.br, proporcionando maior praticidade e facilidade de acesso.
  • QR Code: o novo RG incluirá um QR Code, contendo todas as informações do documento. Essa tecnologia aumenta a segurança e facilita a verificação das informações.
  • Novas informações: com a atualização, serão adicionadas novas informações à CIN. Além dos dados pessoais, o documento incluirá informações como grupo sanguíneo, cadastro de doadores de órgãos, nome social, entre outras.
  • Identificação estadual: o novo RG também trará informações sobre a identificação estadual. Isso significa que o documento indicará o nome do estado responsável pela emissão, assim como o órgão responsável, como a Secretaria de Segurança Pública, por exemplo.

Todos os brasileiros serão obrigados a emitir o documento atual?

Conforme as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal para a substituição gradual do antigo RG pelo novo, o documento atual terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Assim, apesar de todos os brasileiros serem obrigados a emitir o documento atual, não há pressa para atualizar a identificação. Inclusive, até o momento, apenas 11 estados brasileiros estão emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional. São eles:

continua depois da publicidade
  • Acre;
  • Alagoas;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina.

Inicialmente, o prazo fixado para que todos os estados brasileiros estivessem aptos a emitir a CIN era até o último dia 6 de março. Todavia, o governo federal prorrogou essa data, agora definindo que todos os estados devem fornecer o serviço até 6 de novembro de 2023.

Vale ressaltar ainda que a substituição do RG não é obrigatória para os brasileiros com 60 anos ou mais. Portanto, para essa faixa etária, o RG atual continuará válido mesmo após o prazo instituído.

Quanto custa para emitir a CIN?

A emissão da primeira via e renovações da Carteira de Identidade Nacional serão gratuitas. No entanto, as segundas vias serão cobradas de acordo com as taxas estabelecidas em cada estado brasileiro.

continua depois da publicidade

Além disso, os cidadãos terão a opção de escolher entre duas versões do novo documento: física e digital. Ambas seguirão o mesmo padrão de segurança e layout. Contudo, mesmo para aqueles que optarem pela versão digital, será necessário emitir a carteira física antes.

A opção física será feita em papel ou em policarbonato, para atender às pessoas que não possuem acesso à internet por meio de computadores ou celulares. A versão digital, por sua vez, poderá ser obtida através do portal Gov.br.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade