Esqueceu o número do seu RG? Saiba como consultar usando o CPF

Documento é o mais importante do cidadão e muitas vezes as pessoas esquecem o número da identidade e não sabem consultar em outro lugar.

O RG (Registro Geral) é o documento mais importante do cidadão brasileiro, geralmente utilizado para identificação do cidadão. O documento também é conhecido como Carteira de Identidade e nela estão todos os dados pessoais, como nome, filiação, data de nascimento e outros.

continua depois da publicidade

De tão importante que é o documento, atualmente é muito comum que ao sair da maternidade, as crianças recém-nascidas já tenham feito o seu registro junto ao órgão responsável. Portanto, a partir de qualquer idade é possível fazer o RG.

Várias são as situações em que o RG é exigido, e em algumas vezes o cidadão pode acabar esquecendo o número do documento e acabar se desesperando. Contudo, é importante dizer que é possível consultar o número do RG apenas usando o CPF.

Como consultar o número do RG usando o CPF?

Leia também

O RG é o documento mais importante para o cidadão brasileiro, porque é ele que traz informações pessoais e detalhadas sobre cada pessoa, a fim de que se faça a identificação do cidadão de forma rápida e eficiente, sempre que for preciso.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, para consultar o número do RG usando o CPF, é necessário que o cidadão entre no site do Meu INSS. Os dados cadastrados de cada cidadão na plataforma incluem o número do RG. Essa é a maneira mais rápida de ter acesso ao documento.

Todavia, para acessar o cadastro ou efetuar o cadastro na plataforma (em caso de primeiro acesso), é preciso apenas informar os números do CPF. Assim, basta seguir as seguintes instruções:

  • Primeiramente, é necessário acessar o site do Meu INSS;
  • Logo após, dirija-se para o “Extrato Previdenciário (CNIS)”;
  • Em seguida basta clicar em “fazer login” e ter acesso ao seu cadastro;
  • Clique em “dados” e será liberado acesso a todos os dados e documentos vinculados ao cadastro pessoal na Previdência Social, inclusive o número do RG.

Como tirar o RG?

Para tirar o RG é necessário que o cidadão brasileiro verifique o procedimento em cada cidade. Nesse sentido, é necessário se dirigir à Secretaria de Segurança Pública (SSP) estadual e obter as informações necessárias.

continua depois da publicidade

Entretanto, a regra em cada estado (ou na maioria deles) exige a realização de um agendamento prévio pela internet. Após isso será marcado um dia e horário para comparecimento do cidadão ao órgão responsável para a retirada do documento.

Alguns documentos são exigidos, a depender da situação que o cidadão se encontra para fazer o requerimento do RG:

  • Certidão de Nascimento (ou Certidão de Casamento Civil);
  • Foto 3x4 (somente alguns estados exigem foto impressa, e na maioria dos lugares já é feita a foto digital e gratuita, no momento da confecção do RG);
  • Em caso de menores 16 anos, alguns estados exigem a presença dos pais (e que estejam de posse de seus RGs).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade