A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para conduzir veículos em vias públicas. Desde junho de 2022, a nova versão da CNH já está em vigor e outras regras de trânsito também foram alteradas. Por isso, entenda se a versão antiga do documento continua valendo.
Versão antiga da CNH continua valendo
De acordo com as regras atuais de trânsito, a versão antiga da CNH continua valendo normalmente, até o fim da data de validade. Portanto, se essa é a situação, não se preocupe. O novo documento será emitido na próxima renovação.
Dessa maneira, além da atualização, o novo modelo da CNH está sendo emitido para quem tira o documento pela primeira vez, pedidos de segunda via, troca de permissão para versão definitiva e para quem teve a CNH suspensa.
Vale lembrar também que a nova CNH conta com regra de validade diferente. Agora, o documento possui prazos que seguem a idade do condutor:
- Motoristas até 49 anos: validade de dez anos;
- Motoristas de 50 a 69 anos: validade de cinco anos;
- Motoristas com 70 anos ou mais: validade de três anos.
Portanto, a adoção da nova CNH será aos poucos, sendo gradual, conforme os vencimentos ou necessidades dos condutores.
Outras mudanças na CNH
Além da questão do vencimento, a nova CNH passa a ter obrigatoriamente o QR Code que fora implementado anos atrás, mas era opcional. Com o QR Code, o motorista passa a ter acesso à Carteira Digital de Trânsito (via aplicativo para Android e iOS).
Por fim, estão as mudanças de segurança, estéticas e de informações. O documento passou a ser verde e amarelo, conta com o desenho dos veículos que a categoria permite dirigir e possui mais informações sobre o motorista, além de itens de segurança como o MRZ (Machine Readable Zone).