CNH Digital tem a mesma validade da impressa; veja como acessar

O aplicativo também oferece acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, com notificações sobre recall e sobre o vencimento da carteira de habilitação.

A Carteira Nacional de Habilitação Digital, conhecida como CNH Digital, consiste em uma das versões válidas para o documento. Neste sentido, os condutores podem acessar tanto a versão impressa quanto a virtual, de acordo com a preferência. Desde 2017, os documentos são impressos com um QR Code na parte interna, permitindo associação com o aplicativo.

continua depois da publicidade

Disponível para Android e iOS, a Carteira Digital de Trânsito possui as mesmas informações da habilitação física, mas protege a assinatura do motorista para evitar fraudes. Atualmente, o Departamento Nacional de Trânsito prevê que 27 milhões de motoristas possuem o documento com QR Code, podendo acessá-lo digitalmente.

Como acessar a CNH Digital?

Em primeiro lugar, é necessário baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel e realizar o cadastro. Neste sentido, basta informar dados pessoais como nome completo, CPF, número da CNH e registrar sua conta sob um e-mail válido com uma senha forte.

Leia também

Logo em seguida, será enviado por e-mail ou por SMS um código de ativação do cadastro. Com o login efetuado, é necessário registrar o documento na função “Adicionar documento” para acessar a CNH Digital.

continua depois da publicidade

A princípio, o documento pode ser emitido pelo celular, com certificado digital e sem certificado, desde que o condutor compareça a uma unidade do Detran para autenticar o documento no aparelho. No caso da utilização pelo celular, é fundamental que o usuário utilize seu dispositivo móvel para informar o CEP de seu endereço na época em que emitiu a sua CNH física.

Posteriormente, basta ler o QR Code da carteira de motorista. Além disso, o aplicativo exige uma espécie de prova de vida, em que o condutor realiza um movimento lido pela câmera do celular como forma de identificar quem está efetuando o cadastro do documento. Feito isso, o aplicativo irá requisitar o número do telefone celular.

continua depois da publicidade

A fim de garantir maior segurança aos usuários, o aplicativo da CNH Digital exige a criação de uma chave de acesso com quatro dígitos para proteger a plataforma no celular do condutor. Porém, as atualizações recentes oferecem a possibilidade de ativar o aplicativo por meio da digital cadastrada no aparelho.

Quais são as funcionalidades do aplicativo?

No geral, a CNH Digital pode ser utilizada até mesmo sem internet, ou seja, no modo offline. Entretanto, caso o condutor esteja portando somente a versão digital e estiver sem bateria no momento de apresentação do documento é aplicada uma multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira, pois consta como condução sem documento.

Além da carteira de habilitação em sua versão digital, o aplicativo oferece acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo através do cadastro do automóvel na plataforma. Outra funcionalidade é notificar sobre os recalls envolvendo o automóvel e também infrações relacionadas tanto ao veículo quanto ao condutor.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade