CNH Digital tem a mesma validade da impressa; veja como acessar

O aplicativo também oferece acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, com notificações sobre recall e sobre o vencimento da carteira de habilitação.

A Carteira Nacional de Habilitação Digital, conhecida como CNH Digital, consiste em uma das versões válidas para o documento. Neste sentido, os condutores podem acessar tanto a versão impressa quanto a virtual, de acordo com a preferência. Desde 2017, os documentos são impressos com um QR Code na parte interna, permitindo associação com o aplicativo.

Disponível para Android e iOS, a Carteira Digital de Trânsito possui as mesmas informações da habilitação física, mas protege a assinatura do motorista para evitar fraudes. Atualmente, o Departamento Nacional de Trânsito prevê que 27 milhões de motoristas possuem o documento com QR Code, podendo acessá-lo digitalmente.

Como acessar a CNH Digital?

Em primeiro lugar, é necessário baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel e realizar o cadastro. Neste sentido, basta informar dados pessoais como nome completo, CPF, número da CNH e registrar sua conta sob um e-mail válido com uma senha forte.

Logo em seguida, será enviado por e-mail ou por SMS um código de ativação do cadastro. Com o login efetuado, é necessário registrar o documento na função “Adicionar documento” para acessar a CNH Digital.

A princípio, o documento pode ser emitido pelo celular, com certificado digital e sem certificado, desde que o condutor compareça a uma unidade do Detran para autenticar o documento no aparelho. No caso da utilização pelo celular, é fundamental que o usuário utilize seu dispositivo móvel para informar o CEP de seu endereço na época em que emitiu a sua CNH física.

Posteriormente, basta ler o QR Code da carteira de motorista. Além disso, o aplicativo exige uma espécie de prova de vida, em que o condutor realiza um movimento lido pela câmera do celular como forma de identificar quem está efetuando o cadastro do documento. Feito isso, o aplicativo irá requisitar o número do telefone celular.

A fim de garantir maior segurança aos usuários, o aplicativo da CNH Digital exige a criação de uma chave de acesso com quatro dígitos para proteger a plataforma no celular do condutor. Porém, as atualizações recentes oferecem a possibilidade de ativar o aplicativo por meio da digital cadastrada no aparelho.

Quais são as funcionalidades do aplicativo?

No geral, a CNH Digital pode ser utilizada até mesmo sem internet, ou seja, no modo offline. Entretanto, caso o condutor esteja portando somente a versão digital e estiver sem bateria no momento de apresentação do documento é aplicada uma multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira, pois consta como condução sem documento.

Além da carteira de habilitação em sua versão digital, o aplicativo oferece acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo através do cadastro do automóvel na plataforma. Outra funcionalidade é notificar sobre os recalls envolvendo o automóvel e também infrações relacionadas tanto ao veículo quanto ao condutor.

Leia também

você pode gostar também

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Posso levar multa com CNH provisória? Veja as regras oficiais

Ao fim do processo para tirar a CNH, o condutor aprovado recebe a habilitação provisória. Somente após um ano, o motorista pode pegar o documento definitivo.

Regras da nova CNH: veja o que muda na prática para os motoristas

Motoristas que já possuíam um documento válido não precisam tirar a nova CNH. A versão atualizada da carteira possui tecnologia antifraude e outras aplicações.

Já é possível obter CNH no país sem autoescolas? Entenda o projeto

Fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar CNH está sendo discutido em projeto que circula no Congresso Nacional.

Feriados nacionais: qual é a próxima folga confirmada em 2022? Veja calendário

Restando apenas seis feriados até o final do ano, a próxima folga confirmada será no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Novo RG será obrigatório a partir de agosto? Veja prazo e regras oficiais

Alguns estados vão iniciar a emissão do novo RH, mas o prazo final para distribuição em todo território nacional é até março de 2023.